Para evitar reuniões e encontros que sempre acabam em dois pontos, sendo eles o famoso “poderia ter sido um e-mail” ou o “conversamos horas e horas e não chegamos a lugar nenhum”, preparamos um conteúdo exclusivo no qual você irá aprender de uma vez por todas como fazer brainstorming do jeito certo e transformar o seu jeito que obtém novas ideias.
Introduzir essa ferramenta permitirá um processo mais estruturado para gerar ideias, resolver problemas e encontrar novas possibilidades de forma que todos os pontos sejam considerados, seja em reuniões ou na hora de pensar sobre os seus próximos passos.
O Brainstorming é um método que surgiu com o objetivo de ampliar o processo criativo nas agências de publicidade, idealizado por Alex Osborn. Ele desenvolveu uma série de técnicas que visavam diminuir os principais obstáculos ao processo de criação de ideias dentro de sua empresa.
Esse método ficou conhecido como brainstorming, ou tempestade de ideias, e é baseado na construção de ambientes onde as pessoas compartilhem o máximo de sugestões de forma livre, sem a preocupação ou questionamento de terceiros.
Essas ideias podem ser trabalhadas em equipe até se tornarem soluções originais e efetivas, enquanto as que não foram utilizadas naquele momento podem despertar sugestões para serem postas em prática no futuro. Essa técnica permite que as pessoas se soltem e sintam que suas opiniões são importantes, independente de terem sido usadas naquele momento ou não.
Com o tempo, o potencial do brainstorming para indivíduos também ficou claro. Ele permite que as pessoas sentem com seus pensamentos e um bloco de notas, deixando a própria criatividade fluir sem ser interrompida por inseguranças e crenças limitantes.
Um erro muito comum no processo de criação do brainstorming é excluir a importância do que fazemos antes e depois de ter ideias. Por isso, de nada adianta o desejo de um encontro produtivo e criativo se você não conhece as etapas de um brainstorming bem executado.
Só conseguimos boas ideias se tivermos boas informações e um direcionamento claro a respeito do assunto. Por isso, colher detalhes prévios sobre o problema que precisa ser resolvido, dados e qualquer informação de valor é o primeiro e mais importante passo para evitar a perda de foco, ideias que fujam do interesse e, claro, coletar o máximo de ideias relevantes.
Fazer um brainstorming não é um truque de mágica, no qual basta juntar várias pessoas numa sala e elas logo terão ideias geniais. Todos os passos são pensados de forma estratégica, possuem regras, e o mais importante, trata-se de um processo muito bem estruturado, seguindo algumas direções - que veremos mais à frente - para ter resultados acima da média.
Como já havíamos citado no início, o brainstorming não termina quando as ideias são compartilhadas, na verdade, avaliar a ideias postas na reunião é o coração desse processo. É preciso avaliar uma por uma, considerar seus prós e contras, selecionar as que melhor se encaixam na possível resolução do problema e, sempre que possível, explicar às pessoas porque suas propostas não foram escolhidas.
Para fazer um brainstorming de sucesso separamos três passos, nos quais você poderá se guiar para organizar uma sessão de sucesso.
O primeiro passo que você precisa ter em mente para fazer brainstorming do jeito certo é a certeza que todos os membros da reunião têm clareza do objetivo daquele encontro. Em outras palavras, todos estão conectados com a resolução de um determinado problema?
No cenário ideal, a sessão de brainstorming é convocada para responder uma pergunta específica, por exemplo: Como podemos aumentar o número de clientes de hipnose em nossa clínica? Como a equipe de vendas pode fechar mais contratos no primeiro encontro com os clientes?
Perceba que a reunião já precisa iniciar de um ponto específico e bem claro, somente assim as ideias podem chegar sem distrações.
Boas ideias dependem de uma boa pesquisa. Por isso, a base do brainstorming é o levantamento de informações - único caminho para construir ideias efetivas.
Informações sobre o mercado, competidores, processos e outros elementos que estejam ligados ao problema são imprescritíveis antes de começar um brainstorming. Vale ressaltar, que em alguns casos, esse processo de investigação e estudo já pode trazer a resposta que estamos procurando, e dessa forma o uso do brainstorming será dispensável.
O encontro pode ser com você mesmo, a sua equipe inteira, ou algumas pessoas selecionadas. A decisão será tomada a partir do problema, tendo sempre em mente o objetivo de fazer uma seleção com pessoas de fato relacionadas ao desafio - caso contrário, o excesso de pessoas desfocadas do tema pode trazer ideias também desfocadas.
Após decidir quem participa, todos devem receber um resumo contendo as informações levantadas anteriormente. Isso irá poupar tempo para apresentar o desafio no início da reunião e evitará repetir coisas que talvez alguns participantes já saibam, para que eles não percam o foco logo de cara.
Em todo encontro, algumas pessoas falam demais e outras não se expressam o bastante. Há os mais experientes e os recém-chegados. Notando todos esses e outros aspectos muito particulares de cada reunião, deve-se considerar uma pessoa para liderar e usar ferramentas que tornem esse encontro proveitoso para todos.
Tudo que for dito, pensado e pontuado na reunião tem algum valor, por isso o registro de tudo é muito importante para uma análise futura. Registrar as ideias quando elas surgem facilita o trabalho na hora de compará-las, e ainda estimula os participantes a fornecer novos insights. Pode ser alguém escrevendo num quadro, um documento virtual ou um local onde todos possam colar post-its com suas contribuições, por exemplo.
Tenha clareza de como as ideias serão escolhidas e faça sempre pequenos questionamentos que te guiem para a resposta desejada. Por exemplo, queremos ideias para nos tornar autoridade em algum tempo, ou estamos focando nas vendas de curto prazo? A facilidade de implementar as ideias é importante? Bons critérios aceleram o processo e evitam que as escolhas sejam questionadas.
As pessoas querem saber por que suas ideias não foram selecionadas. Fazer com que essa informação seja repassada de forma transparente tem um poder transformacional, pois garante que elas se sintam estimuladas nas próximas reuniões.
Numa perspectiva lógica, a pessoa com maior responsabilidade sobre o problema deverá convocar e conduzir a reunião. É claro, podem haver casos onde essa proatividade não parta dela, mas isso não tira sua responsabilidade de estar na linha de frente para encontrar a resolução, afinal, ela será a maior beneficiada.
Se estiver fazendo um brainstorming individual, você é a liderança! Na prática, isso significa construir um ambiente onde suas próprias ideias venham à tona, evitando se criticar enquanto elas surgem e dando mais liberdade ao seu lado criativo.
É importante que o líder da sessão entenda o que é brainstorming e qual o seu objetivo, além de ter habilidades sociais para lidar com a falta de participação, os conflitos e outros desafios do momento.
No brainstorming, a lógica de que menos é mais nunca irá existir. A meta é gerar o máximo de ideias, para selecionar as melhores. Uma sugestão é trazer desafios no começo da reunião. Ofereça uma recompensa caso o grupo consiga levante certo número de soluções possíveis, mesmo que nem todas sejam escolhidas, por exemplo.
A falta de clareza pode comprometer boas ideias, por isso é importante que todos entendam corretamente o que cada pessoa sugeriu, até mesmo para complementar, concordar ou discordar enquanto falam a mesma língua.
Se você foi chamado para uma reunião de brainstorming, sua opinião importa, por isso nunca guarde as ideias para si só porque você acredita que elas são fracas - outra pessoa pode olhar por uma nova perspectiva e trazer uma ideia nova ou mais completa a partir da sua. Além disso, evite criticar a sugestão dos outros participantes.
Vimos uma série de dicas para construir e potencializar o Brainstorming, agora, analisamos pontos que devem ser evitados.
Durante os encontros, podem haver disputas de créditos por uma ideia, e elas facilmente levam a discussões. Os participantes devem se adequar ao objetivo, que é trazer ideias para o líder da reunião.
Todos devem se esforçar para contribuir com o máximo de ideias, mas é importante lembrar que algumas pessoas tem mais facilidade para falar, e garantir espaço para os mais tímidos trazerem suas propostas.
O brainstorming funciona porque permite a liberdade para falar, mas se uma pessoa começa a trazer uma ideia e isso faz você ter algo para contribuir, aguarde ela terminar de expor os pensamentos.
Depois que as ideias mais óbvias surgem, é comum haver uma perda de foco. Nesse momento, as pessoas começam a contar histórias e fazer piadas, que podem ajudar na criatividade, mas não devem fugir do controle. Se você perceber isso, pode expor um cronômetro e lançar o desafio de uma nova ideia a cada dois ou três minutos, por exemplo.
Embora o brainstorming seja uma ferramenta ágil, escolher as ideias não precisa ser uma decisão apressada. Olhe para o desafio com calma, por diversos ângulos.