como aprender mais rápido

Como aprender mais rápido: 6 chaves para destravar seus estudos!

Quem está se preparando para uma avaliação importante, ou se apaixonou por um novo assunto, sempre acaba chegando a essa dúvida: como aprender mais rápido e encurtar o caminho até esse conhecimento?

Quem está se preparando para uma avaliação importante, ou se apaixonou por um novo assunto, sempre acaba chegando a essa dúvida: como aprender mais rápido e encurtar o caminho até esse conhecimento?

Ainda não existe uma pílula mágica com essa função, mas já temos pesquisas e relatos que mostram como aprender mais rápido usando o cérebro a nosso favor. Reunimos essas informações em 6 dicas que você pode aplicar hoje mesmo para destravar seus estudos.

A ilusão de aprendizagem

Todos nós temos uma tendência à ilusão de aprendizagem.

Você já ouviu falar sobre ela?

A ilusão consiste em acreditar que temos pleno conhecimento, quando na realidade não temos. Ela acontece devido ao fato de que, quando acabamos de estudar o assunto está fresquinho no cérebro, mas com o tempo, ele começa a “desaparecer”.

O nosso cérebro é muito bom em guardar o que ele considera importante, mas não tem a mesma capacidade para definir a importância de cada informação. Ele não sabe que um conceito teórico ou uma fórmula matemática importam mais do que o enredo da sua série favorita, por exemplo.

O parâmetro de escolha é a repetição. Quanto mais vemos ou usamos uma informação, mais importante ela se torna para o cérebro - é por isso que você não esquece o próprio nome, o caminho de casa, ou como deve tomar banho.

O cérebro busca otimizar informações, e ao observar que há alguns dados em desuso ele vai eliminá-los. Talvez você tenha visto seu celular avisando que alguns aplicativos não foram usados recentemente, e sugerindo excluí-los para ganhar memória. O que acontece conosco é algo parecido.

1: Não há como aprender mais rápido estudando apenas uma vez

Isso nos leva a uma conclusão um tanto amarga, mas que precisa ser enfrentada: não há como aprender mais rápido se estudarmos apenas uma vez. O que garante a manutenção das informações em nossa mente é a revisão, mas a boa notícia é que ela não precisa ser repetitiva.

Se você estuda um conteúdo denso hoje, não precisa reler tudo amanhã. É possível recuperar os dados estudando um resumo, respondendo uma atividade ou fazendo algo prático com esse conhecimento. Estas ações são gatilhos para que o cérebro recupere todo o conteúdo, ao interagir com apenas uma parte dele.

É o mesmo efeito que acontece quando lembramos de uma música ao ouvir apenas alguns segundos, mesmo sem ter escutado ela há anos.

Aceitar que não existe aprendizado sem repetição é a nossa primeira chave, e a mais importante se você quer mesmo entender como aprender mais rápido.

2: Objetivo

Existe uma característica básica para controlar o processo de aprendizagem: precisamos estar ativos e ter clareza acerca dos resultados pretendidos; afinal é impossível chegar em um destino sem saber o que você almeja.

No processo de aprendizagem devemos ter isso em mente: quais os nossos objetivos? É uma pergunta direta que vai evitar a perda do nosso tempo. 

Todo processo de aprendizagem eficiente deve apontar para tais objetivos, e para facilitar, podemos usar ferramentas como um planejamento estruturado ou aplicativos, mas sabendo que elas são apenas um suporte, e não vão trilhar o seu caminho por você.

3: Cuidado Emocional

É fundamental estar com a saúde mental em dia para ter um processo de aprendizagem eficiente.

Não acredita? Tudo bem.

Você já fez uma prova, ou apresentou um trabalho enquanto estava nervoso?

Se a resposta for sim, você está consciente de como isso afetou o seu desempenho. Nós somos criaturas emocionais, basta pensar em quando você está se sentindo mal por qualquer motivo, e como fica mais difícil realizar qualquer atividade, inclusive estudar.

Você já é parceiro do Movimento Transformacional? Então confira o curso “O Segredo do equilíbrio emocional” com a psiquiatra Julia Khoury, que está disponível para os membros da plataforma. Se você ainda não é parceiro, pode fazer sua inscrição aqui.

4: Foco

Agora que você já conhece os seus objetivos e sabe como o emocional tem o poder de influenciar no processo de aprendizagem, é o momento de planejar o que você precisa saber para atingir as metas traçadas.

É desnecessário falar que vivemos em uma época de hiper-informação, na qual há uma quantidade exuberante de dados; porém existe também uma carência de saber.

A maioria das pessoas domina várias informações superficiais, quase sem valor para seus projetos de vida. Por navegar tanto na superfície, podemos acabar nos afastando de ter profundidade em um assunto qualquer.

É claro que nunca vamos ter todo o domínio sobre um assunto, mas você pode saber o bastante para se destacar nele e continuar se aprofundando até tornar-se mestre em algo. Uma forma prática de usar essa chave é ter um mentor; alguém que já possui uma experiência na área e realizou alguns dos seus objetivos.

5: Inteligência

Não há como aprender mais rápido sem usar a inteligência para não perder tempo ou fazer força desnecessária. Alguns exemplos de um estudo que não é inteligente:

  • Estudar um livro inteiro e não fazer um fichamento, perdendo a maioria das informações
  • Assistir uma aula é ficar no celular, perdendo o tempo.
  • Consumir várias horas de conteúdo e não revisar nenhuma parte.

Nada é mais inteligente, nesse aspecto, do que fazer um planejamento, se organizar e ter clareza acerca do que está fazendo. Simples, não é?

Já falamos sobre isso, mas é importante salientar que só existe aprendizagem quando há revisão. A famosa curva do esquecimento não nos deixa mentir.

6: Aproveite!

A última chave é aproveitar o caminho. Isso é importante porque muitas vezes esquecemos que ele é a parte mais interessante de todos os processos. Só pensamos em resultados e objetivos, mas esquecemos que o resultado é o final, o último dia após meses ou anos de esforço.

Nada nos garante que a felicidade esteja no final, ou que esse fim sequer exista, pois sempre haverá um outro desejo mais à frente.

Precisamos aproveitar a jornada, pois não adianta ter um 10 e não ter felicidade. Uma vida de sucesso nos seus próprios termos é uma vida feliz, e o que estamos oferecendo para você é a possibilidade dessa conquista através do aprendizado eficiente, para atingir os seus objetivos reduzindo o desgaste e o estresse do caminho.

Estudar com eficiência te dá tempo para ser feliz, para ter uma vida mais realizada onde possa passar tempo com a família, aproveitar um cinema ou desenvolver projetos que fazem o seu coração bater com mais força.

Com essas chaves você tem uma ferramenta para a transformação de vida. Elas são simples, mas não são fáceis. Você vai precisar de resiliência para se manter firme dia após dia, mas os seus resultados valerão a pena, porque no final você olhará para trás sabendo que aproveitou cada momento, e se dedicou ao que mais desejava aprender!

Artigo publicado em:
23/06/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

instagram bar
icone atendente
Fale conosco
(34) 8416-2218
Siga o Instituto Romanni nas Redes Sociais
ASSINE AGORA +
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10