como definir metas

Como definir metas para organizar seu dia a dia?

Esqueça a ideia de anotar uma frase no seu bloquinho e esperar que ela aconteça por mágica. Definir metas é um processo, e quanto mais você repetir, mais terá domínio sobre ele.

Ter bons resultados exige algumas tarefas que a maioria das pessoas deixa para depois, como definir metas para guiar os seus passos. O desejo de partir para a ação é importante, mas sem um bom planejamento, a nossa energia acaba sendo desperdiçada: vamos algo aqui, algo ali, sem direcionar essas atividades para um objetivo em comum.

Vivendo dessa forma, não é estranho que tantas pessoas se peguem meio perdidas, sem saber direito como chegaram onde estão, ou como podem sair desse lugar. Se você está nessa situação, saiba que existem alguns métodos e dicas sobre como definir metas que podem mudar o jogo.

Com esses recursos, você poderá alcançar os resultados que deseja, investindo apenas alguns minutos em seu planejamento diário ou semanal!

O que, exatamente, são metas?

Metas são uma daquelas palavras que todo mundo usa, e ninguém pensa direito sobre o que significam. Definir o conceito pode parecer chato, mas é muito importante para saber se você tem boas metas, ou precisa fazer melhorias nessa área.

Aqui, vamos definir metas como uma ação que pode ser medida, e contribui para um objetivo. Nesse sentido, elas tem duas características fundamentais, e não há como definir metas sem tamanho e propósito.

É normal pensar em metas como “ler mais”, “comer menos porcaria” ou “dormir melhor”, mas quando pensamos dessa forma é impossível saber se estamos indo bem ou não. Falta uma medida, uma linha de chegada que possamos cruzar. Ao pensar em como definir metas, é melhor ter clareza, e pensar em pontos como:

  • Ler 15 minutos no café da manhã;
  • Evitar frituras e doces nos dias de semana;
  • Dormir 8h00 a cada dia;

Assim é fácil saber quando você atingiu o sucesso, ou quanto falta para chegar lá.

Agora, devemos pensar bem sobre a ideia de propósito. Para que você deseja conquistar uma meta? É algo que importa na sua vida, ou você está apenas copiando os objetivos de outras pessoas?

Na era das redes sociais, vemos metas por toda parte. Elas podem ser uma inspiração, mas também podem se tornar uma armadilha, pois não há como definir metas valiosas para sua vida seguindo perfeitamente a cartilha de alguém diferente.

Talvez o influenciador que você acompanha medita 20 minutos por dia, e isso faz bem para ele, mas não significa que você precisa alcançar essa duração, nem mesmo que precise meditar. É válido dar uma chance ao hábito da meditação, ou qualquer outra prática que traz bons resultados para outras pessoas, mas sem se obrigar a fazer o que elas estão fazendo.

Definir metas bem sucedidas é um exercício de autoconhecimento, e aí que entra a ideia de propósito, ou o motivo para que cada meta serve. Você tem clareza da vida que deseja construir? Sabe onde quer estar daqui há um ou cinco anos? E como as suas metas para hoje ou amanhã contribuem nessa direção?

Pensando nas duas características - tamanho e propósito - eu tracei alguns passos que você pode usar para entender melhor como definir metas e organizar seu dia a dia!

Como definir metas de forma simples e prática

Esqueça a ideia de anotar uma frase no seu bloquinho e esperar que ela aconteça por mágica. Definir metas é um processo, e quanto mais você repetir, mais terá domínio sobre ele.

1. Avaliação e Objetivos

Vamos começar pensando nos seus objetivos de vida. Pode ser para todas as áreas, ou para algo específico como relacionamentos, trabalho, ou saúde. Pense em qual é a situação ideal dentro de um ano -  onde você vai estar, se tudo der certo até lá.

Agora faça uma análise sobre o que está te atrapalhando de conquistar esse objetivo. Quais partes da sua vida estão impedindo que ele seja uma realidade hoje? Procure olhar para o que está sob seu controle: habilidades, crenças, comportamentos, e assim por diante.

2. Planejamento Estratégico

Certamente você já ouviu alguém dizer que “se tivesse planejado não teria dado certo”. Embora seja bom receber uma surpresa positiva de vez em quanto, a falta de planejamento está longe de ser um caminho para o sucesso.

É por meio do planejamento que temos a garantia do resultado esperado, com organização e controle dos vários aspectos envolvidos em qualquer projeto, seja na vida pessoal ou profissional.

A partir do planejamento estratégico conseguimos tomar decisões mais assertivas, traçamos objetivos consistentes e desafiadores e temos clareza sobre como definir metas para alcançá-los, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

Pensar com antecedência em questões como o momento no qual acordamos, um horário fixo para atividades físicas ou a roupa que iremos usar no trabalho amanhã, por exemplo, resultam em uma economia de tempo significativa no final de cada dia.

Além disso, se temos uma rotina planejada, as chances de realizar todas as tarefas com qualidade são bem maiores do que se tomarmos essas decisões a cada dia.

Todos os planejamentos estratégicos começam com a organização pessoal. A partir dela conseguimos ter uma semana produtiva, ficando longe da agitação do dia a dia e gerando mais economia de tempo para executar nossas prioridades.

Dificilmente uma pessoa que não organiza aspectos básicos da sua rotina conseguirá planejar ações de maior responsabilidade, como por exemplo, desenvolver um novo projeto no trabalho ou implementar uma longa rotina de estudos.

Esse planejamento pessoal começa pelas obrigações fundamentais, aquilo que não pode ser adiado e simplesmente deve ser feito. São os seus horários de trabalho fixo, aulas que precisa assistir, momentos em que já tenha clientes ou reuniões agendadas, e assim por diante.

Além das atividades fixas, devemos definir quais objetivos estão sendo buscados para esta semana, com base nos seus objetivos de vida. A clareza é um aspecto que faz toda diferença nessa parte do planejamento. Por isso, tenha sempre em mente o que quer, para quando, quanto tempo você pretende gastar naquele projeto e quais ações você deve tomar para garantir a sua execução.

Não importa o que queremos conquistar, seja uma aprovação em um concurso, crescer uma empresa ou ter um Instagram de sucesso, por exemplo, o importante é priorizar tempo na sua agenda para se dedicar a isso.

3. Gestão de Metas

Nada é mais improdutivo do que ter todo esse trabalho, para depois esquecer o seu planejamento no fundo de uma gaveta qualquer. A gestão de metas é o que impede isso, garantindo que você irá de fato conquistar as metas que definiu.

Para fazer uma gestão de metas é preciso ter ferramentas, que podem ir de um papel com anotações até um programa de computador cheio de atalhos e configurações detalhadas. Não se preocupe muito com essa escolha, e pegue a ferramenta que faz mais sentido para você.

Também vamos precisar de um sistema, que precisa ter - no mínimo - um horário no qual vamos conferir as metas todos os dias. É interessante fazer isso ao acordar, por exemplo, antes de cair na loucura do dia a dia. Você irá revisar as metas para hoje, garantindo que há tempo e energia suficientes para cumprir todas elas.

4. Defina metas com objetividade

Um erro muito comum ao pensar sobre como definir metas é o excesso de tarefas em um pequeno espaço de tempo. A sobrecarga desnecessária, além de não gerar bons resultados, a longo prazo cria uma enorme falta de motivação.

Dessa forma, precisamos pensar sempre em ações que gerem produtividade, e ter clareza de que gastar mais tempo fazendo algo nem sempre é sinônimo de um bom resultado.

Pense em cada meta como um velocista disputando os 100 metros rasos. Não é preciso chegar mais longe para ser produtivo, mas é preciso concentrar todas as suas energias para fazer esse percurso da maneira mais eficiente possível.

Para atingir esse ideal, tenha foco em uma tarefa de cada vez, e faça aquilo da melhor forma, cuidando dos detalhes para não ter que voltar lá e corrigir os seus erros! Isso não significa ser perfeccionista e deixar um trabalho guardado por meses; significa que, se você tem duas horas para fazê-lo, vai passar as duas horas focado somente nele e fazer o seu melhor com esse tempo.

Além disso, esteja sempre buscando recursos que irão otimizar seu trabalho.

Se seu planejamento envolve estudos, por exemplo, tire um tempo para entender mais sobre técnicas de estudos. Conheça métodos de revisão, como criar resumos, aplicativos que vão te auxiliar na organização, e assim por diante.

Esse investimento de tempo aprendendo a estudar de forma estratégica irá gerar um retorno muito maior quando você começar os estudos - e o mesmo vale para qualquer outra área dentro do seu planejamento.

Conclusão

Agora que você entendeu melhor como definir metas e organizar seu dia a dia, não espere nem mais um segundo para iniciar o seu planejamento e ter mais controle sobre a sua vida.

É importante salientar que o planejamento não termina em si mesmo, como uma simples prática de colocar planos em um papel ou no seu aplicativo favorito. Assim como qualquer outra ação de grande impacto que vamos tomar, o planejamento requer dedicação e comprometimento, tanto para aprender suas técnicas quanto para colocá-las em prática.

Lembre-se a todo momento: planejamento sem ação não possui nenhum valor.

Quer aprender ainda mais sobre o assunto? Eu tenho uma formação especial sobre planejamento estratégico esperando por você. Ela é ministrada pelo Flávio Sanches, especialista em planejamento que já foi oficial do exército e hoje tem uma carreira como empreendedor.

Os membros do Movimento Transformacional tem acesso garantido a esta e outras mais de 20 formações para transformar a própria vida, e você pode acessar todas elas ainda hoje:

Quero conhecer o Movimento Transformacional!

Artigo publicado em:
08/09/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10