tratar compulsão alimentar

Compulsão Alimentar: Como tratar utilizando a Hipnose Transformacional?

Pessoas que estão buscando seu peso ideal costumam encontrar um dos seus maiores obstáculos na compulsão alimentar. Como tratar esse impulso é uma tarefa que requer mais do que uma receita milagrosa, no entanto, muitas acabam adiando a empreitada.

Se você cansou de esperar e quer aprender como tratar a compulsão alimentar, eu vou te mostrar um método com esse potencial, além de dicas e exemplos para facilitar a sua execução.

Você poderá chegar ao seu peso ideal sem ter aquele sentimento de prisão associado às dietas restritivas e desenvolver uma nova relação com a comida: ao invés de ser dominado(a) por ela, poderá encarar qualquer alimento de frente sem sentir que precisa comê-lo a qualquer custo.

Por que as suas dietas falham?

Essa talvez não seja a primeira vez que você procura saber como tratar a compulsão alimentar para atingir seu peso ideal. Quem está nessa jornada experimenta todo tipo de dieta, e até conquista alguns bons resultados… que nunca se consolidam.

É difícil manter as restrições alimentares por muito tempo, e o peso que se vai nos primeiros dias retorna logo depois - o famoso efeito sanfona.

O padrão vivido nas dietas não é diferente do que uma pessoa encontra ao tentar ser mais produtiva ou organizar a vida financeira, por exemplo. Em todos os casos, se o caminho até o objetivo é baseado em regras que nos transmitem uma sensação de sofrimento, não vamos chegar muito longe.

Se você começa uma dieta restritiva, mas está constantemente sendo atraído(a) pela comida, pode se controlar por dois ou três dias. Com muito esforço, vai resistir algumas semanas - e provavelmente estará se odiando cada vez mais por ter que sustentar esse sacrifício.

Quando sua força acabar, você não só vai correndo até os alimentos que estava evitando como pode até exagerar e comer muito mais do que faria normalmente, se não estivesse mantendo uma dieta.

As dietas falham, portanto, graças à sensação de controle que provocam. Manter a força de vontade exigida por elas pode causar estresse e ansiedade, estados emocionais que, ironicamente, favorecem a compulsão alimentar.

Esse efeito cria um ciclo:

  • Você se sente mal por não estar comendo o que gostaria;
  • Por sentir-se mal, o desejo de comer aumenta;
  • Com o aumento do desejo, você se sente ainda pior.

Qual é a saída para esse dilema?

Adaptação ao invés de controle

O método da Hipnose Transformacional, assim como outras terapias que ajudam no tratamento da compulsão alimentar, não é baseado em proibir você de comer certos alimentos, mas em reduzir o seu desejo por eles.

Por trás desse processo, existe a ideia de que a origem da compulsão alimentar não está numa comida específica, mas na história que nós nos contamos sobre ela.

Basta olhar ao redor para entender o que isso significa: enquanto algumas pessoas ficam completamente descontroladas na frente de um chocolate, outras podem morder apenas um pedacinho, guardar tudo para mais tarde ou até ignorar completamente o doce.

É o mesmo alimento em todos os casos, e as pessoas que decidem não comer - por qualquer motivo que seja - não estão se esforçando para isso, elas simplesmente não querem.

A diferença entre quem possui uma compulsão alimentar em relação ao chocolate e quem lida de forma saudável com ele está nas histórias que a mente de cada pessoa criou ao vê-lo:

Algumas histórias ligadas à compulsão alimentar:

  • Eu preciso comer esse chocolate;
  • Eu não vou resistir;
  • Eu não vou ser feliz até comer;
  • Eu amo chocolate;
  • Eu não vivo sem chocolate.

Algumas histórias sem ligação com a compulsão alimentar:

  • Eu gosto de chocolate, mas já comi um hoje;
  • Eu nem estou com fome;
  • Eu vou comer esse chocolate assistindo um filme no sábado;
  • Eu até gosto, mas depois fico com sede.

Percebeu algo em comum nos dois tipos de histórias?

Todas são baseadas numa relação entre “eu” e tal alimento. Não há como tratar a compulsão alimentar sem abordar esse vínculo, pois é ele quem determina se você irá atacar a comida ou passar tranquilamente por ela.

A Hipnose Transformacional usa um processo chamado de ressignificação para fazer ajustes na relação entre você e o alimento. Ela permite encontrar as causas para seus pensamentos ligados à comida e trabalhar na raiz da questão.

Pense nos alimentos pelos quais você mais se sente atraído(a) e perceba o que eles representam: Alegria? Satisfação? Carinho? Eles não se tratam apenas de comida: você não come para obter calorias (embora essa consequência seja inevitável) mas para alcançar tais emoções.

Alguém pode ter começado, ainda na época de escola, a beliscar alguns petiscos sempre que sentia ansiedade antes de uma prova. Hoje, décadas depois, essa pessoa é incapaz de lidar com a pressão do trabalho ou um contratempo familiar sem ter algo para morder.

É possível que sua compulsão alimentar possa ser resolvida através de um hábito mais saudável para aliviar a tensão, ou uma transformação de mentalidade que lhe permita trabalhar com menos estresse, por exemplo.

A ressignificação, portanto, não consiste em fazer com que você seja capaz de resistir à tentação oferecida pelos alimentos - ela vai muito além, permitindo que a tentação nem sequer exista.

Por meio dessa técnica, a Hipnose Transformacional permite que você construa hábitos e estados emocionais onde é possível retomar o poder de escolha e não ser mais dominado pelo desejo - uma mudança de vida que elimina o sofrimento ligado às mudanças no prato!

O processo de ressignificação pode ser feito com a ajuda de um terapeuta ou através da Auto Hipnose Transformacional, técnica que você pode conhecer melhor no artigo Como ter resultados incríveis utilizando a Auto Hipnose Transformacional.

Gostaria de aprofundar o seu autoconhecimento e transformar vidas?

Conheça o movimento Transformacional clicando no link abaixo:

https://www.romanni.com.br/movimentotransformacional

Artigo publicado em:
28-07-2021
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10