Precisa piorar antes de melhorar

É verdade que tudo precisa piorar antes de melhorar?

Ninguém começa uma jornada pensando em chegar num estado pior que o atual: desejamos ter mais saúde, produtividade, relacionamentos melhores, um emprego motivador… algo que consideramos bom, positivo em nossa vida.

No entanto, basta dar os primeiros passos para notar que as coisas parecem ter ficado um pouco mais difíceis.

Você entra na academia, mas até ver mudanças no corpo tem que enfrentar as dores e o cansaço; quer aprender uma nova habilidade, mas antes é obrigado a dedicar horas aos estudos, planeja reformas querendo ter uma casa melhor, mas precisa ver tudo quebrado, bagunçado e sujo por alguns dias.

Pode até bater o desânimo ou o arrependimento, e você pensa em deixar as mudanças de lado: parar de ir aos treinos, esquecer os livros, guardar o material de construção num cantinho.

É difícil ter calma nesses momentos, mas se nós lembrarmos que algo precisa piorar antes de melhorar, vamos conseguir levar a transformação adiante e conquistar os resultados que desejamos lá no começo.

Esse é um processo que guia todo o universo, e não poderia ser diferente em nossas vidas. Algumas pessoas chamam ele de destruição criativa, outros falam sobre a ordem que nasce do caos, mas no fim das contas a ideia é a mesma: piorar antes de melhorar.

O que é destruição criativa?

Imagine que um cano está vazando na parede da sua cozinha. Os sinais começam com uma pequena mancha, que pode passar despercebida nos primeiros dias, mas ela vai tomando cada vez mais espaço, até chamar sua atenção. Você toca na parede, sente ela molhada, e sabe que tem algo errado.

Ao invés de cortar o mal pela raiz, você decide pendurar um quadro naquele lugar, ou pintar a parede. São soluções fáceis, e por alguns dias tudo fica bem, até que o quadro ou a tinta nova também apresentam manchas. Esse ciclo pode durar anos, até se tornar, mais cedo ou mais tarde, um problema grave.

Por outro lado, você pode utilizar a destruição criativa, que nesse exemplo, seria simplesmente o ato de quebrar a parede, trocar o cano e se livrar da questão. Vai fazer bagunça e dar trabalho, mas vai resolver o problema de uma vez por todas.

É dessa mentalidade que nós precisamos: aceitar que precisa piorar antes de melhorar, para levar adiante as atitudes necessárias em busca dos nossos objetivos: ir à academia, estudar mais, economizar, ter uma conversa importante, e por aí vai.

Aqui vai a boa notícia: não importa qual ação você precise tomar, ela ficará mais fácil com o passar do tempo, desde que você pratique todos os dias. As coisas funcionam dessa maneira porque é preciso mais força para colocar algo em movimento do que para mantê-lo dessa forma.

Esse é o motivo pelo qual um carro tem marchas, por exemplo: as primeiras fazem muita força e exigem bastante combustível para tirar ele do lugar, enquanto as últimas permitem alcançar uma velocidade superior, com menos força e consumo reduzido.

Mas como lidar com o momento em que tudo piora?

Ok, Romanni, já entendi que tudo precisa piorar antes de melhorar, mas como eu faço pra manter a concentração e a disciplina quando as coisa estão na pior?

Esse é um problema comum: mesmo aceitando o fato de que, por um tempo, as coisas vão piorar antes de melhorar, é difícil ter cabeça fria para lidar com o processo de se esforçar em busca de um resultado, enquanto ele não chega.

Um dos maiores erros que você pode cometer nessa fase é comparar a sua jornada com a de outras pessoas, que parecem ter alcançado o sucesso do dia para a noite, enquanto você continua batalhando sem ver nada mudar - problema que se tornou cada vez maior após a explosão das redes sociais.

Poucas coisas desperdiçam tanta energia quanto essa atitude. ESQUEÇA o que estão falando por aí sobre ganhar milhões do dia para a noite ou perder 30 kg em um mês. Quantas pessoas reais, de carne e osso, você viu conquistar algo assim, do nada?

Você precisa de todas as forças que tiver para manter-se firme no seu trajeto, dia após dia.

Em segundo lugar, transforme seus objetivos em rotinas e foque toda a sua energia no cumprimento das mesmas. Troque “aprender inglês” por “uma hora de estudos a cada dia” ou “ter mais clientes” por “conversar com 5 pessoas novas por semana” e concentre-se nessas tarefas.

Elas trarão um sentimento de conquista imediata, no qual você pode se apoiar quando sentir que não aguenta mais essa fase em que tudo precisa piorar antes de melhorar.

Você pode conferir esse vídeo sobre a Importância de celebrar conquistas para entender melhor por que isso é tão importante!

No longo prazo, os resultados idealizados vão chegar, não como um sonho do dia para a noite, mas como uma consequência direta da persistência nas suas rotinas.

Como dizem por aí, confie no processo. É difícil aceitar que algumas coisas precisam piorar antes de melhorar, mas se você tiver cabeça fria e persistência para enfrentar esse momento, os objetivos que traçou para sua vida estarão esperando no fim da jornada!


Artigo publicado em:
16-11-2021
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10