o que é ser inteligente

Afinal, o que é ser inteligente?

O que é ser inteligente? Mentes ditas como brilhantes, muitas vezes se destacam por criações científicas e por seu elevado QI. Nós sabemos que elas são inteligentes... mas o que exatamente isso significa?

Você sabe quem é a pessoa mais inteligente do mundo?

A resposta mais comum para essa pergunta costuma ser Albert Einstein. Alemão, matemático e físico, esse homem se tornou um ícone na história do mundo por sua genialidade após desenvolver a teoria da relatividade.

Mentes ditas como brilhantes, muitas vezes se destacam por criações de cunho científico e por seu elevado QI. Nós sabemos que elas são inteligentes... mas o que exatamente isso significa? Afinal, o que é ser inteligente?

A inteligência é comumente medida pelo QI (quociente de inteligência) de uma pessoa. Nessa perspectiva lógica, o QI é a habilidade cognitiva dos indivíduos, sendo visto como uma capacidade de raciocinar, criar, pensar em resoluções de problemas complexos ou simples forma abstrata e aprender rapidamente.

No entanto, ao longo dos anos essa teoria de medição de inteligência começou a ser questionada quanto à sua unicidade. Claro, alguém que faz contas rápidas é inteligente - mas e alguém que domina um instrumento, cria novas técnicas para um esporte ou pinta quadros únicos, por exemplo?

O que é ser inteligente: Muito além da escola

Questões como essas levaram Howard Gardner a tratar a inteligência de forma múltipla em seus estudos, não se limitando à inteligência como escala única, mas sim, às inteligências, que são múltiplas e de igual importância. A partir daí, caberia ao indivíduo identificar a sua e aprimorá-la.

Na prática, isso significa que em uma escola existem dois alunos, um se destaca em matemática e o outro em atividades esportivas. De acordo com as teorias de Gardner, ambos são pessoas inteligentes, um no campo da lógica matemática e o outro no da inteligência corporal-cinestésica.

Os 9 tipos de inteligência

Segundo as teorias de Gardner, existem no cérebro humano pelo menos 9 tipos de inteligência (ele entende que podem haver outras para além da sua própria análise) e cada pessoa possui no mínimo uma, e todas elas podem responder à pergunta: o que é ser inteligente?

1. Linguística:

Facilidade em fala e escrita. Certamente você já viu alguém que consegue se expressar tanto de forma escrita quanto falada com muita segurança e maestria. 

Essa capacidade intelectual chama muita atenção, uma vez que facilmente a pessoa consegue ser ouvida e compreendida pelos outros. Escritores, palestrantes, professores, intérpretes, oradores, são exemplos de profissões que apresentam inteligência linguística.   

2. Musical:

Habilidades com sons, ritmos. A música é uma das expressões artísticas mais utilizadas no mundo todo, e por diferentes ritmos e gostos ela se manifesta em todos os lugares. Seja em num evento da Broadway ou em um simples estabelecimento local, a inteligência musical se apresenta como arte.

Cantores, instrumentistas, dubladores, DJ´s e fonoaudiólogos são exemplos de profissionais que apresentam inteligência musical.

3. Lógica/matemática:

Maestria com cálculos e problemáticas. Essa é uma das formas mais comuns de taxar uma pessoa como inteligente. Arquitetos, engenheiros, cientistas e programadores são exemplos de profissionais que apresentam este tipo de inteligência.

4. Visual/espacial:

Competência em visualizar e reconhecer espaços em uma perspectiva tridimensional. Essa capacidade de visualização pode ocorrer tanto física quanto mentalmente. 

Uma característica marcante dessa inteligência é a capacidade de reconhecer formas, organizar ambientes, idealizar lugares e reconhecê-los com facilidade. Essa inteligência é muito presente em arquitetos, escultores, pintores, designers, pilotos, motoristas, etc.

5. Corporal/cinestésica:

Capacidade de utilizar a coordenação motora numa sintonia corpo e mente. Manifesta-se em atividades como esportes e danças, mas também cirurgia e na arte plástica, sendo sua maior característica a habilidade de usar o racional e o corpo em conjunto.

6. Interpessoal:

Capacidade de interpretar gestos e palavras em meios sociais de forma efetiva. Essa habilidade envolve perceber sentimentos, humor e comportamentos em geral de uma outra pessoa. Indivíduos com essa capacidade são geralmente professores, políticos, atores, vendedores e afins.

7. Intrapessoal:

Consegue se entender com facilidade internamente. Basicamente é a habilidade de autoconhecimento. A inteligência intrapessoal é muito comum em psicólogos, hipnólogos, líderes espirituais e filósofos, que buscam transmitir sua habilidade às outras pessoas.

8. Naturalista:

Fácil compreensão  em assuntos da natureza. Plantas, clima, animais em geral. Pode ser vista na prática em agricultores, pescadores, veterinários, biólogos, gestores ambientais, caçadores e etc.

9. Existencial:

Facilidade em compreender assuntos relacionados à existência humana, seja o sentido da vida ou a mudança interior. Essa habilidade é muito comum em líderes espirituais, teólogos e filósofos.

Os 5 hábitos de uma pessoa inteligente

Todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa que se destaca em alguma habilidade e a desenvolve com excelência. É preciso que você saiba que não há fórmula mágica ou dom divino para isso, pelo contrário, trata-se de um bom aproveitamento do tempo e de muitos estímulos para aprimorar aquela habilidade. 

O fato é que todos nós temos a capacidade de nos tornar mestres naquilo que desempenhamos. Confira abaixo os principais hábitos de pessoas que se destacam por sua inteligência, não importa em qual das nove áreas elas atuem.

1. Sempre estão buscando conhecimento: Estudar não é uma tarefa resumida em ler livros e fazer provas. Nosso dia a dia está repleto de possibilidades para aprender algo novo. Rodas de conversa, autorreflexão, filmes, músicas, acontecimentos, são formas cotidianas de aprender algo a cada dia. 

2. Estão sempre observando: Pessoas inteligentes olham o mundo com curiosidade. Analisar pessoas, comportamentos e situações podem ser uma ótima forma de adquirir um novo aprendizado.

3. Sabem lidar com o erro: Quem não erra não está tentando algo novo. Pessoas que entendem o que é ser inteligente sabem lidar com os fracassos, entendendo que eles fazem parte da vida e aprendendo com eles.

4. Se relacionam com pessoas com objetivos em comum: Existe um ditado que diz “não se misture com quem você não seria”. Pessoas inteligentes sabem a influência positiva ou negativa que alguém pode trazer consigo, por isso, buscam sempre proximidade com quem as inspira a serem melhores.

5. Não se gaba por sua inteligência: Uma pessoa com um autoconhecimento e consciência da sua capacidade não se vangloria nem se envaidece, apenas dedica-se em repassar e impactar mais vidas através das suas habilidades - é confiante no que faz, mas humilde para entender que ainda pode aprender algo novo.

Conclusão

Agora nós entendemos melhor o que é ser inteligente: não se trata de avaliar quem sabe mais assuntos vistos como importantes no meio acadêmico, mas sim de habilidades da vida cotidiana como um todo. Se você é capaz de ver alguém com raiva e controlar a situação, por exemplo, está demonstrando sua inteligência.

Acredito que todos tenham se identificado com pelo menos um tipo de inteligência. Reconhecer e valorizar o que sabemos fazer bem feito, independentemente do que seja, é o primeiro passo para se tornar ainda melhor.

Todos nós temos algo para acrescentar ao mundo, com qualquer que seja nossa inteligência, é a forma como nos valorizamos que irá criar nosso legado. Por isso, não busque ser bom em tudo, se isso não te agrada, e entenda que está tudo bem em ser o melhor naquilo que você faz. Esse é o verdadeiro significado de inteligência!

Artigo publicado em:
02/03/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10