o que e relacionamento interpessoal

O que é relacionamento interpessoal e como aproveitá-lo em sua vida

Entender o que é relacionamento interpessoal, quais os seus princípios e benefícios, nos ajuda dos relacionamentos amorosos à gestão de pessoas em organizações de todos os tipos.

Você já ouviu falar sobre relacionamento interpessoal? Ele é a base para a influência que as pessoas tem umas sobre as outras, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro espaço.

Entender o que é relacionamento interpessoal, quais os seus princípios e benefícios, se tornou uma busca comum em estudos que vão dos relacionamentos amorosos à gestão de pessoas em organizações de todos os tipos.

No espaço individual, todos nós devemos nos questionar sobre nossos relacionamentos interpessoais, ou seja, observar como andam as relações com os amigos, família, paixonites e até mesmo a relação com aquela simples atendente do mercado que você sempre a encontra trabalhando exaustivamente.

Essa é uma prática simples e importante para viver em sociedade e conquistar os seus objetivos mantendo o respeito às pessoas ao redor.

O que é relacionamento interpessoal?

O relacionamento interpessoal diz respeito às relações humanas em qualquer ambiente ou contexto. Sempre que existem duas pessoas trocando uma comunicação, ele está presente. O seu oposto é o relacionamento intrapessoal, que ocorre quando nos comunicamos com nós mesmos através de pensamentos e emoções.

As perguntas sobre o que é relacionamento interpessoal e como ele funciona ganharam destaque no século XIX, com o impulso de ciências como psicologia, filosofia, história, sociologia e antropologia. Por meio delas, as pessoas tentavam entender os efeitos da aproximação cada vez maior entre as pessoas, que passaram a encher as cidades por todo o mundo.

Como ele funciona?

O relacionamento interpessoal é dividido em duas categorias, unilateral e bilateral. As relações bilaterais têm como finalidade trazer boas experiências para todos envolvidos - os dois (ou mais) lados saem ganhando. Já as relações unilaterais ocorrem quando o ganho é desequilibrado, e uma das partes fica com todas ou quase todas as vantagens.

Essa diferença não é irrestrita, pois existem vários níveis de troca, e será muito difícil encontrar um relacionamento onde o ganho das partes seja exatamente igual, ou onde uma delas não receba absolutamente nada.

Analisar o que é relacionamento interpessoal e dominar as suas dinâmicas é uma forma de evitar que você saia “perdendo” nas suas relações. Isso não significa ter um interesse em explorar as outras pessoas, apenas o desejo de não ser explorado por elas.

Todo relacionamento é influenciado por forças que podemos chamar macro e micro. As forças macro são os elementos gerais da sociedade, e as forças micro dizem respeito a cada cenário específico.

Pense nas relações de trabalho, por exemplo.

As forças macro dizem que há um empregador e um empregado, o primeiro espera que o segundo faça algo, e deve pagar um valor por isso. Elas também indicam uma média para esse valor, as horas de trabalho e mais algumas regras gerais para essa relação.

As forças micro vão determinar como isso se reflete em cada empresa específica. Elas são influenciadas pelas ideias do empregador e do empregado, a relação de forças entre eles, os interesses de ambos, a história daquela organização, e assim por diante.

O mesmo vale para um casamento, a relação entre pais e filhos, professores e alunos, e assim por diante: todas elas são iguais de algum modo, mas nenhuma é uma cópia da outra.

Qual a importância de entender o que é relacionamento interpessoal?

Quando você reconhece a existência dessas forças, pode usá-las para construir relações mais saudáveis e proveitosas. O ambiente de trabalho, já citado, é onde isso costuma ter um peso maior, já que os interesses são mais abertamente conflituosos do que numa relação amorosa, por exemplo.

É muito difícil alterar o impacto das forças macro, mas percebendo e trabalhando com as forças micro, você terá mais chances de alcançar os seus objetivos individuais, ao mesmo tempo em que beneficia as outras partes da relação.

Digamos que o gestor da equipe na qual você atua está visando um cargo de direção na empresa, por exemplo. Enquanto todos os seus colegas estão apenas fazendo o que é pedido deles, você percebe essa situação e enxerga uma oportunidade.

Esse gestor certamente vai precisar de ajuda, pois estará competindo com outros profissionais, e você pode encontrar formas de oferecer valor para ele. Conduzindo esse relacionamento da maneira certa, você ajudará a outra pessoa a subir na carreira, e aumenta as suas chances de ocupar a vaga deixada por ela, por exemplo.

É lógico que as coisas não ocorrem de forma tão simples e direta - outras pessoas também estarão batalhando por esse cargo de gestor, e talvez ele priorize alguma delas, ou talvez nem seja ele quem toma a decisão, mas é inegável que, ao se mover, você está se posicionando melhor para a vaga.

Perceba como você pode manipular os relacionamentos interpessoais a seu favor, sem atravessar a outra pessoa - ajudando ela a conquistar os próprios objetivos enquanto luta pelo próprio avanço.

Conclusão

Os relacionamentos interpessoais tem muitas formas e possibilidades - eles podem ir da parceria ideal, onde cada lado faz o outro evoluir de modo constante, até o conflito definitivo, onde um busca destruir o outro.

A maioria das relações cai em algum lugar no meio, com pessoas que desejam ganhar algo (um salário melhor, um favor, o amor de alguém) sem prejudicar a outra parte. Perceber como elas funcionam é uma forma simples de ajustar a balança, gerando mais benefícios para todos!

Quer continuar se aprofundando no tema? Confira esse artigo com 5 truques simples para fazer as pessoas gostarem de você!

Artigo publicado em:
25/05/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10