o que é hipnoterapia

O que é hipnoterapia, e como ela funciona?

Nesse artigo veremos o que é Hipnoterapia e como ela funciona em detalhes, para você aprender mais sobre o assunto e até mesmo trabalhar a hipnoterapia na prática com os seus clientes, se atuar como terapeuta.

Toda vez que o nosso estado emocional se transforma, e passamos a ver as coisas de outra forma, ocorreu uma hipnose.

Fala, Transformacional!

Nesse artigo veremos o que é Hipnoterapia e como ela funciona em detalhes, para você aprender mais sobre o assunto e até mesmo trabalhar a hipnoterapia na prática com os seus clientes, se atuar como terapeuta.

Essa forma de terapia tem origem na Hipnose, que é tanto uma ferramenta usada em diversos contextos na vida de uma pessoa, quanto um processo natural pelo qual todos nós passamos dia após dia. Se você acorda irritado, mas recebe um bom dia entusiasmado e começa a se sentir um pouco melhor, houve uma hipnose. Se acorda feliz, mas perde o ânimo após uma notícia trágica, também.

Na Hipnose Transformacional, o método usado pelos parceiros do Movimento Transformacional, a hipnose passa a ser um estilo de vida, onde ocorre a busca constante pelo estado mais adequado aos seus objetivos.

Se você precisa vencer a procrastinação, por exemplo, um estado de foco e atenção é melhor do que um estado distraído e desanimado. É algo simples, e podemos ter controle sobre essa mudança - sim, você pode trocar o seu estado emocional de forma consciente!

E o que é hipnoterapia?

Ela se refere a qualquer abordagem que use a hipnose dentro de uma terapia, mesmo que o(a) terapeuta não perceba esse uso nem se identifique como hipnoterapeuta.

É importante entender isso porque alguns profissionais afirmam que tem “medo” de usar a hipnose, mas já estão aplicando essa ferramenta sem perceber. Toda vez que eles conduzem seus clientes para um novo estado mental - fazendo aquela pessoa obter uma visão diferente sobre o mundo ou sobre si mesma - está aplicando a hipnose.

A diferença entre quem se vê como hipnoterapeuta ou não é que, quando você toma consciência para usar essas ferramentas e princípios com estratégia, ganha mais possibilidades para ajudar os clientes e entregar resultados melhores no longo prazo.

Pense sobre o que é hipnoterapia como numa prova de natação. Se você cai na piscina e não conhece nenhuma técnica, ou nem sabe que está competindo, até pode chegar do outro lado por sorte, mas vai demorar e muito.

Por outro lado, quando você reconhece a competição, usa a técnica mais adequada e vai na direção desejada, ao invés de bater os braços e se mover em círculos, será muito mais fácil atingir a linha de chegada.

Na terapia, isso pode significar um ganho de meses ou anos na vida dos seus clientes, pois você ajudará eles a vencer os próprios desafios sem gastar todo esse tempo “nadando em círculos”.

Além disso, a Hipnose Transformacional não é restrita à terapia, pois oferece meios para que a pessoa construa uma nova vida, onde seus pensamentos e comportamentos estão de acordo com os resultados que ela espera ter.

Isso significa que ela pode sair do seu consultório, voltar para casa e aplicar o aprendizado na prática, ganhando maturidade para guiar a própria vida sem depender de você por anos e anos.

Existem dois pilares para obter esse avanço: a Ressignificação e a Clareza.

Ressignificação

A ressignificação é uma forma de olhar para a sua própria história e criar um novo significado, ou seja, atribuir novas ideias e pensamentos a algo ou alguém do seu passado.

Não se trata de apagar as memórias, até porque se ignorarmos nosso passado estaremos sujeitos aos mesmos erros, mas de amadurecer seu pensamento em relação ao que aconteceu e deixar de sofrer com os eventos de antes.

Nós não podemos mudar os acontecimentos, mas podemos mudar a forma como os interpretamos, permitindo que os fatos sirvam para incentivar comportamentos positivos, e não para nos manter em um ciclo destrutivo.

Muitos processos terapêuticos falham por parar na ressignificação, eles ajudam a fazer as pazes com o passado, mas não direcionam a pessoa para mudar nada em sua vida atual - e é aí que entra o segundo pilar.

Clareza

Muito ligada à ideia de autoconhecimento, a clareza permite identificar o que é um obstáculo na sua vida, e como você pode removê-lo do caminho.

Enquanto a ressignificação tem um olhar voltado para o passado, a clareza nos ajuda a construir um novo futuro, guiando nossas ações daqui por diante para identificar os passos que devem ser dados se quisermos alcançar os nossos objetivos, e mostrando formas de seguir essa jornada até o fim.

Imagine que alguém deseja ser um palestrante, mas ainda lhe falta a capacidade para falar em público. Só a ressignificação vai ajudá-lo?

A resposta é não. Você pode fazer com que esse indivíduo perca o medo de subir ao palco, mas isso não substitui a necessidade de técnicas para entregar o conteúdo e satisfazer o público.

A clareza preenche essa lacuna, mostrando quais habilidades ele  precisará desenvolver, tanto para subir ao palco quanto para construir sua carreira - liderar uma equipe que cuide dos eventos, aprender mais sobre marketing, negociar parcerias com empresas e outras instituições, e assim por diante.

Em resumo, a Ressignificação permite fazer as pazes com sua história, entendendo que o seu passado não precisa definir o seu futuro, enquanto a Clareza mostra como o futuro pode ser, apresentando novas possibilidades.

Hipnoterapia serve para que?

Muitas pessoas chegam ao Movimento Transformacional perguntando:

Hipnose serve para ansiedade? Depressão? Emagrecer? Ganhar dinheiro? Melhorar meus relacionamentos? Evitar um vício? Curar uma fobia? ...

Isso mostra um foco exagerado nos resultados que a pessoa está vivendo, e pouca atenção para a história que construiu esses resultados. Se alguém é ansioso, fatos e interpretações de acontecimentos na sua vida levaram à ansiedade. O mesmo vale para qualquer outro desafio emocional.

Você pode descobrir se a hipnose serve para um problema específico com uma pergunta muito simples: Experimentar um estado emocional mais positivo - de bem-estar, confiança, amor - ajuda a lidar com esse problema?

Se a resposta for sim, então a hipnose certamente será útil!

Entendeu o que é hipnoterapia, e quer se tornar especialista no assunto? Junte-se a mais de 3.700 hipnoterapeutas na maior comunidade de hipnose para transformação de vidas, com dezenas de formações que vão te levar do zero à maestria!

Quero fazer parte do Movimento Transformacional

Artigo publicado em:
05/06/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

instagram bar
icone atendente
Fale conosco
(34) 8416-2218
Siga o Instituto Romanni nas Redes Sociais
ASSINE AGORA +
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10