não me sinto feliz

Não me sinto feliz: E agora?

Emoções positivas são condições básicas para buscar seus objetivos e construir uma vida proveitosa. Para algumas pessoas, elas teimam em não aparecer. Elas sempre afirmam “eu não me sinto feliz, não importa o que aconteça”.

Quando nós atravessamos um processo terapêutico, ou conduzimos outras pessoas nessa direção, grande parte do trabalho consiste em trazer emoções positivas à superfície.

Através delas é possível enxergar a realidade com uma perspectiva que dá poder e confiança em si mesmo, condições básicas para buscar seus objetivos e construir uma vida proveitosa. O problema, para algumas pessoas, é que essas emoções teimam em não aparecer. Elas sempre afirmam “eu não me sinto feliz, não importa o que aconteça”.

Talvez ela esteja afundada num transtorno depressivo, ou apenas desenvolveu uma perspectiva muito pessimista em relação à vida, e por isso sempre pensa e afirma algo do tipo:

  • Eu nunca tive nada de bom na vida;
  • Faz anos que nada bom acontece;
  • Não me lembro quando fui feliz;

É uma comunicação negativa muito forte, e não importa o que alguém diga ou qual técnica um terapeuta use, a pessoa sempre foca nos momentos tristes e nos desafios. Para lidar com essa tristeza quase inesgotável, é preciso entendermos melhor de onde ela vem, como se instala e, é claro, como podemos quebrar a parede da negatividade e sair de dentro dela!

O Buda de Ouro

Em algum ponto, entre 600 e 800 anos atrás, uma estátua gigantesca foi esculpida para representar Buda. Esse é um costume na Índia e nos países ao redor, mas nada se compara a essa que é a maior estátua de ouro puro no mundo.

São pelo menos cinco toneladas de ouro, e o metal sozinho valeria 1.5 bilhão de reais, sem contar o valor artístico e histórico da peça. Em 1765 a estátua ficava num templo em Ayutthaya, cidade na Tailândia que passou quase dois anos sob o cerco de um reino vizinho.

Os monges responsáveis pelo templo, antecipando o risco, cobriram a estátua com camadas muito grossas de gesso e barro, enterrando aquela peça de valor extremo. Por quase 200 anos, o Buda de Ouro gigante ficou lá, por baixo de uma casca dura e sem valor, e foi transportado algumas vezes sem que ninguém soubesse da fortuna guardada ali dentro.

Só em 1955 ele veio à superfície. Os novos responsáveis pela estátua iriam transportá-la para dentro de um templo recém-construído, e um dos cabos usados no transporte se rompeu, deixando a peça inteira cair.

O período era de chuva intensa, e a escultura ficou exposta. Toda aquela água aumentou as pequenas rachaduras causadas pelo acidente, revelando um pedacinho de ouro. Pesquisadores e restauradores removeram toda a casca, maravilhando-se com o que estava por baixo.

Pense em como você, ou até mesmo alguém que você está ajudando, pode ter vivido exatamente como esse Buda: soterrado por anos sob uma camada dura, que até pode ter sido criada para lhe proteger, mas ocultou todo seu valor!

Mesmo que na aparência tudo seja duro e sem valor, lá dentro ainda podemos encontrar algo extremamente positivo, e resgatá-lo para o mundo inteiro admirar. É isso que vamos aprender a fazer agora!

O “não me sinto feliz” nunca vem do nada

Muitas pessoas que convivem com a dificuldade para encontrar momentos felizes vão afirmar que uma tristeza surge do nada.

É importante entender que estados emocionais sempre tem uma razão. Eles não aparecem do nada, como se houvesse algo quebrado em você, e não duram a vida inteira. Existem milhões de pessoas afirmando “não me sinto feliz”, e vendo isso como passageiro - hoje elas estão mal, amanhã é outro dia.

A infelicidade aparece quando as emoções já estão no limite, da mesma forma que um copo transbordando ao receber a última gota.

Esse copo pode ter se enchido ao longo de alguns dias, ou mesmo durante vários anos, acumulando eventos e percepções desde a infância - família, relacionamentos, trabalho. Quando não lidamos com essas questões emocionais, o copo vai se enchendo sem percebermos, até que algo - talvez nem tão grande - o faz transbordar, e finalmente notamos o problema.

Sempre que pensar “não me sinto feliz”, lembre dessa imagem com o copo transbordando. Ela te ajudará a perceber como a emoção não é causada apenas pela última gota, mas por tudo que estava no copo, e entender como algo que parece bobo pode causar estados negativos muito fortes, mas não significa que exista um defeito emocional.

A felicidade interna

A partir dessa constatação, nosso objetivo é buscar o amadurecimento.

No caso da terapia, não é papel do terapeuta fazer a outra pessoa ficar feliz como mágica, e na sua vida, ninguém é obrigado a fazer isso por você. Cada pessoa é a maior especialista do mundo em si mesma e terá de encontrar caminhos para ser e se perceber feliz.

Terapia, familiares e amigos cuidadosos podem ajudar nesse processo, mas não podem fazer com que ele aconteça. A mudança que precisa ocorrer também será interna, modificando a percepção da realidade para considerar tanto os momentos negativos quanto os positivos: você não vai apagar suas memórias e esquecer os problemas, mas perceberá que há vida além deles.

Nosso amadurecimento, em qualquer área, não faz os problemas sumirem, mas nos ajuda a perceber que existe muito mais. Com essa visão ampliada, podemos nos libertar da tristeza constante, criando novos momentos felizes e nos reencontrando com aqueles que ficaram perdidos no passado!

Você provavelmente já passou por isso - basta pensar numa situação que foi muito complicada, mas hoje te faz rir. Quando rimos dessa maneira, é por entender que um problema tão grande e assustador lá atrás se tornou pequeno ao ganharmos uma nova perspectiva com o passar dos anos.

Entenda que quando o passado ainda incomoda, o problema não é a situação que ocorreu. Os eventos aconteceram, e te machucaram enquanto aconteciam, mas se hoje eles não estão acontecendo e você ainda se machuca, algo aí dentro precisa mudar.

Pense no que acontece com o corpo: nós podemos sofrer um ferimento grave, passar algum tempo sentindo a dor, mas vamos nos curar e no máximo teremos uma cicatriz que já não causa o mesmo incômodo. O mesmo processo pode ocorrer com a mente, mas para isso é preciso usar as ferramentas certas; da mesma forma que pontos, remédios e curativos são usados no corpo.

Uma dessas ferramentas é a gratidão, e eu sei que você pode estar cansado de ouvir falar sobre essa palavra, mas quero pensar nela de uma forma diferente - a gratidão como um modo de agir.

Pense nisso: quantas pessoas são gratas pela vida dos pais ou dos filhos, pela natureza, pela saúde, ou qualquer outro elemento importante de suas vidas, mas não agem para demonstrar essa gratidão? Quanto tempo você tem investido nas coisas, pessoas e experiências que mais ama, e te trazem emoções positivas?

Sem isso, o barro cobre o ouro e perdemos conexão com a nossa essência interna.

Grande parte desse afastamento é causado pela ideia de que o sucesso só vem através de novas conquistas, mas o sucesso por ter é sempre momentâneo - as conquistas perdem o brilho, e voltamos à negatividade.

Quando vivemos para ter, entregamos a felicidade ao futuro, achando que o bem-estar emocional segue a fórmula: Sucesso → Felicidade → Gratidão.

“Eu vou ter o que desejo, isso me fará feliz, e então poderei agradecer.”

Na verdade, a lógica para esse bem-estar é inversa, e pessoas conectadas às suas emoções positivas pensam assim: Gratidão → Felicidade → Sucesso.

“Eu agradeço pelo que tenho, isso me faz feliz, e ser feliz é o meu sucesso.”

Veja como essa postura traz a felicidade para o presente, e a mantém sob controle - não dependemos mais de que um desejo se realize. É claro que acontecimentos podem nos deixar tristes, com raiva ou aflitos, mas quando essa carga emocional passar, seremos capazes de voltar os olhos para dentro, encontrar o ouro e retornar a um estado mais tranquilo.

3 exercícios de gratidão

Agora vamos ver algumas técnicas práticas, que você pode usar para reforçar a sua própria visão positiva sobre o mundo, ou ajudar pessoas que estão com problemas para reencontrar a felicidade.

1. Você é bilionário

Pense nas três coisas mais importantes para você. Pode ser a própria vida, a saúde, os filhos, o(a) parceiro(a), e assim por diante. Anote esses três elementos, concentre-se neles e reflita sobre o quanto importam, o quanto acrescentam à sua vida e como você seria sem eles.

Agora você deve atribuir um valor financeiro a cada um. Quanto eu teria de pagar para você vender a sua saúde, seus filhos, ou um bom casamento? Mil reais? Um milhão? Um bilhão? Perceba como cada um desses elementos tem um valor infinito para você, e nem um bilhão de reais te faria vendê-los.

Isso significa que na sua vida, nesse exato momento, existem algumas coisas que valem mais de um bilhão, e você é bilionário por ter cada uma delas. Ainda se concentrando nessas três, pense em momentos bons que elas te fizeram passar, perceba de verdade como elas são valiosas, e você não trocaria por nada no mundo.

Perceba como, neste segundo, você pode ser grato por cada uma, não importa o que mais esteja acontecendo, e como essa gratidão alimenta a sua felicidade, o seu desejo de viver e a visão de um mundo melhor!

2. 50 motivos de gratidão

Sua missão agora é fazer uma lista com 50 motivos de gratidão - das coisas mais grandiosas, como a vida de um filho, às mais singelas, como o seu suco preferido.

Sim, o número é grande mesmo, mas isso serve para te ajudar a ir além do óbvio. Toda pessoa vai dizer 4 ou 5 coisas pelas quais seria grata, mas com 50 você realmente poderá perceber o quanto há de bom em sua vida.

Para facilitar, você pode começar se aprofundando nas coisas pelas quais já agradece. Se é grato pela sua casa, também pode ser pelo seu quarto, pela água encanada e eletricidade que chegam aí, pela internet e pelo computador ou celular onde está lendo esse texto. Só aqui já foram 5!

Se você realmente quer mergulhar nesse exercício, imagine o seguinte: Quando você acordar amanhã, tudo no mundo terá desaparecido, sobrando apenas as coisas, pessoas e memórias pelas quais você é grato. É uma oportunidade para construir um novo mundo do zero, a partir da sua gratidão.

O que você quer nesse mundo? Comece a escrever!

3. O bem que você vê está dentro de você

Pense em alguém que, na sua visão, é uma pessoa de muito valor. Pode ser um familiar, um amigo, ou até uma pessoa famosa - basta ser alguém que você admira e te faz se sentir bem. Agora pense no que essa pessoa tem de positivo.

O que você admira nela? Quais características fazem ela se destacar das outras pessoas?

Conecte-se a esses elementos, e tenha em mente que você só pode percebê-los em outra pessoa porque eles já existem aí dentro! Digamos que você considere ela bondosa, por exemplo. Isso só é possível porque existe bondade em você. Alguém que não possui essa característica encontraria motivos diferentes para explicar as ações da outra pessoa.

No fundo, as ações delas são apenas ações, e cada um de nós atribui significados como bondade, honestidade ou empatia, a partir da lente que usamos para ver o mundo. Agora eu quero que você deixe esse sentimento crescer, e perceba como ele esteve aí dentro o tempo inteiro, mas você não tinha percebido, e se conecte a ele para acessar cada vez mais as suas emoções positivas!

Um convite para você

Nós acreditamos que a felicidade é fruto de um estilo de vida, que sempre pode ser aperfeiçoado. Pensando nisso, disponibilizamos cursos como O Segredo do Equilíbrio Emocional, com a psiquiatra Júlia Khoury, e a formação completa em Hipnose Transformacional para transformar vidas com o Romanni.

Esses e mais de 20 cursos estão disponíveis por um valor único na plataforma do Movimento Transformacional: você paga por um, e tem acesso a todos os outros. Fica aqui o convite para você se inscrever, e se juntar a mais de 3.500 membros que estão mudando a própria vida, e ajudando as pessoas ao redor!

Conhecer o Movimento Transformacional

Artigo publicado em:
26/07/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10