falsos hipnologos

Falsos hipnólogos: não se deixe enganar

Saiba como escolher ou se tornar um bom profissional, que entenda sobre hipnose e transformação de vidas, além de ter empatia para ajudar verdadeiramente as pessoas.

A hipnose é uma técnica antiga, com mais de 5.000 anos, e levou muito tempo para ser aceita como ciência. Isso tem relação com diversos motivos, como a mistificação realizada por falsos hipnólogos, que sabem como dar um bom espetáculo, mas entendem muito pouco sobre a transformação de vidas.

Os principais mitos sobre a hipnose tem muita ligação com o “trabalho” dessas pessoas, que venderam ideias como deixar a outra pessoa à mercê dos seus poderes, controlar mentes ou resgatar as memórias reprimidas de alguém.

O problema não está na hipnose, mas nos falsos hipnólogos. Quando bem aplicada, ela traz muitos benefícios, como a ressignificação de traumas, o alívio de fortes dores, controle de problemas ligados ao foco e concentração, e até de desconfortos emocionais intensos.

Para isso, é de suma importância a escolha de um bom profissional, que entenda sobre hipnose e transformação de vidas, além de ter empatia para ajudar verdadeiramente as pessoas.

Se você procura um verdadeiro hipnólogo para ajudar, confira os profissionais formados pelo Instituto Romanni e encontre um deles perto de onde você mora!

O problema com os falsos hipnólogos

Existem muitas pessoas que buscam a hipnose para tratar suas angústias mais profundas, organizados seus próprios comportamentos quando estão enfrentando uma fase da vida difícil que aparenta não haver solução, ajustar um relacionamento, entre outros motivos.

Essas pessoas se encontram vulneráveis, e depositam confiança num profissional que possa ajudá-las. Imagina que decepção e frustração elas irão sentir quando perceberem que foram enganadas por charlatões que se dizem hipnoterapeutas, mas não contribuem em nada para resolver as questões vividas.

Por essas circunstâncias devemos ressaltar a importância de bons hipnoterapeutas, capazes de ajudar as pessoas a lidarem com seus problemas. Além disso, todos os falsos hipnólogos também prejudicam os clientes que decidem não buscar ajuda, por medo de encontrá-los, e ainda atrapalham os profissionais que fazem um bom serviço, e poderiam ajudar.

Falsos Hipnólogos vs Hipnose Transformacional

Um falso hipnólogo geralmente não explica suas teorias, não é objetivo e claro com suas intenções. Eles vão falar de coisas místicas, tentando confundir o cliente para evitar perguntas que possam desmascará-los.

Eles vendem a hipnose como algo com ar fantasioso, fora do comum, onde o hipnoterapeuta seria “o todo poderoso”, e diferente das pessoas comuns. Na Hipnose Transformacional, nós insistimos na direção oposta: qualquer pessoa pode fazer, porque é um método, e não um poder.

Um bom hipnólogo demonstra claramente o processo, o que irá utilizar, como e porquê. Você não precisa descrever cada técnica em detalhes, mas deve fazer o cliente entender o que acontecerá com ele em cada momento, e deixar bem claro que ele tem um papel ativo - você irá conduzir o processo, mas a mudança só acontecerá se ele fizer acontecer.

Esse é o diferencial que a  Hipnose Transformacional possui. Sua formulação é baseada em estudos da linguagem humana (comunicação) onde o cliente terá total autonomia no processo e o hipnólogo será apenas um guia trazendo a ideia de que tudo que vivenciamos é um estado de hipnose.

Quando acreditamos que somos incapazes de alcançar os nossos sonhos, ou temos autoestima baixa, por exemplo, o hipnólogo vai ajudar a entender melhor esse sentimento, ressignificá-lo e criar uma nova visão, que deixe o cliente mais perto dos seus objetivos.

Por isso o nome Hipnose Transformacional, o foco não está na hipnose em si, mas na transformação de vidas, em mudar essas ideias, visões e percepções de mundo, reforçando para nós mesmos um estado positivo.

A ideia de uma hipnose que obtêm o controle da mente do outro já está ultrapassada, é um feito que não tem sentido, uma ilusão de palco que não promove qualquer mudança real na vida de alguém. Devemos abraçar uma hipnose moderna e terapêutica, que trabalhe com a transformação interna do indivíduo e faça dele uma pessoa melhor, para si mesmo e para os demais.

Como ser um hipnólogo de alto valor?

Para você que deseja trabalhar como hipnoterapeuta, saiba que no Brasil essa profissão é auto-regulamentada. Isso significa que qualquer pessoa com conhecimento sobre hipnose poderá se tornar um hipnoterapeuta. Você não precisa de uma autorização, um diploma ou uma carteira para isso.

A hipnoterapia é para qualquer um que deseja aprender mais sobre autoconhecimento e transformação de vida, mas existem alguns requisitos para que o seu trabalho seja bem visto pela sociedade e traga um retorno positivo a quem paga pelos serviços.

Algumas dicas:

  • Tenha um amplo conhecimento sobre a mente humana, entenda as limitações da hipnose e o que está dentro das suas possibilidades;
  • Estude sobre conceitos filosóficos, como ética e moral, assim como os sofrimentos que a própria sociedade causa nas pessoas;
  • Seja autocrítico com as formulações que construir, um bom profissional nunca impõe as próprias visões de mundo sobre o cliente;
  • Estude e compreenda os princípios da hipnoterapia - dominando os princípios, você irá dominar qualquer técnica, e poderá até criar as suas;
  • Seja objetivo e esclarecedor com seus clientes, diga o que será feito, como e porquê, sempre com muita responsabilidade, cuidado e respeito;
  • Continue sempre aperfeiçoando o seu conhecimento, pois os seres humanos estão em constante transformação.

Conclusão

Agora que você já sabe como ficar longe de falsos hipnólogos, e entendeu a importância de encontrar ou se tornar um bom profissional da área, pode aproveitar melhor os benefícios da hipnose para sua vida.

Ela é uma força de transformação, mas para que isso ocorra, deve ser realizada de maneira correta, sempre prezando pelo conforto de ambos os participantes. Hipnose é fazer do mundo um lugar melhor, fazendo das pessoas cada vez melhores!

Quer aprender mais sobre os conceitos da hipnose e o que você precisa para ser um ótimo hipnoterapeuta? Venha fazer parte do Movimento Transformacional, tendo acesso ao curso de hipnose mais bem avaliado no Brasil e várias outras formações para transformar a sua vida!

Quero ser Transformacional!

Artigo publicado em:
09/05/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10