A comunicação assertiva é uma das habilidades mais importantes para o sucesso no ambiente de trabalho ou nos relacionamentos. Isso se deve ao fato de que é a partir dela que as pessoas se entendem e atuam juntas de maneira eficiente e produtiva.
Por isso, uma das coisas mais buscadas dentro de uma organização é estabelecer uma comunicação assertiva que possa evitar mal-entendidos. Diferente do que muitos possam acreditar, uma comunicação eficaz apresenta diferenças em relação à oratória, pois ela não se reduz apenas à forma como iremos falar, mas também envolve compreender o outro lado.
Quando não estabelecemos uma comunicação assertiva corremos o risco de que as informações possam ser mal compreendidas ou interpretadas, conduzindo ao erro. Além disso, a falta de comunicação pode levar à desconfiança entre os colegas de trabalho, e até mesmo à perda de oportunidades.
A comunicação assertiva é um estilo que se concentra em expressar as ideias e sentimentos de forma clara, direta e respeitosa, sem ser agressiva ou passiva. É uma habilidade importante para o estabelecimento de uma relação eficaz, pois ajuda a construir e manter um diálogo mais saudável e produtivo.
Ao utilizar a comunicação assertiva, uma pessoa torna-se capaz de expressar as suas necessidades e desejos de maneira clara e objetiva, sem a necessidade de violar os direitos ou sentimentos de quem está ouvindo.
Diferente do que muitos possam acreditar, dentro dessa comunicação há dois momentos, o de falar e o de ouvir. Nesse sentido, ela também envolve a habilidade e a capacidade de ouvir ativamente, prestando atenção ao que os outros estão dizendo, e a responder de forma respeitosa, empática e sem julgamentos.
Isso permite que as pessoas possam comunicar-se de forma eficaz e estabeleçam relações mais positivas e claras.
Um dos pilares da comunicação assertiva é a capacidade de não recorrer à hostilidade e agressividade. Isso passa pela necessidade de não projetar nos outros os nossos desejos, e utilizar o “eu quero” ao invés de “você deveria”. Ou seja, o diálogo visa trazer o que você deseja ou está sentindo, e não um julgamento acerca do outro.
Uma das principais vantagens é ajudar na criação de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Na prática, ela permite:
A comunicação assertiva vai nos ajudar a manter um diálogo mais respeitoso e claro. Sendo assim, ela evita que se criem mal-entendidos e conflitos desnecessários, pois permite que os indivíduos se expressem de maneira clara e direta, sem medo de julgamentos ou rejeição.
Isso vai garantir que todos estejam na mesma sintonia e trabalhem em direção aos mesmos objetivos: o crescimento da empresa e de cada profissional.
É comum que dentro de um espaço onde há relações humanas, possa acontecer um embate de interesses ou desejos, principalmente, quando estamos diante de muitas escolhas.
Isso não é errado por si só, a diversidade traz benefícios, mas precisa ser encarada com cuidado. Nesse sentido, a comunicação assertiva pode ajudar na resolução dos conflitos, porque nela as pessoas são convidadas a expressar-se de forma clara, objetiva e não agressiva.
O foco é voltado às ideias e à consistência do que está sendo apresentado, em detrimento de ataques pessoais ou xingamentos.
É inviável buscar o crescimento no mercado de trabalho sem traçar objetivos e metas, e mais importante ainda é informá-los para os seus colaboradores, pois a partir disso, eles terão consciência do que precisam fazer, qual será o caminho e qual será o objetivo final.
Sem esse diálogo não há como os funcionários irem em direção ao mesmo objetivo, porque é com a comunicação assertiva que iremos garantir que todos saibam as suas tarefas e, com isso, os objetivos serão claramente compreendidos.
A comunicação assertiva é uma ótima forma de fortalecimento dos relacionamentos interpessoais na organização. Temos como pilar uma comunicação respeitosa e objetiva que visa expressar de forma clara e direta, visto que não corremos o risco de mal-entendidos e conflitos desnecessários. Caso ocorra algum conflito, podemos utilizá-la para a sua resolução.
Sabemos o quão difícil é estabelecer um relacionamento com alguém que não sabe ouvir, ou que utiliza sempre de uma comunicação hostil e agressiva. Nesse caso, a relação torna-se impossibilitada de acontecer e, por isso, não há vínculo, um sentimento de pertencimento.
Quando as pessoas se comunicam assertivamente, ficam mais propensas a se sentir valorizadas e respeitadas, algo que acarreta em um fortalecimento dos vínculos.
Autoconfiança e autoestima são coisas diferentes, mas elas têm em comum a necessidade de um ambiente suficientemente bom para se desenvolverem. Na comunicação assertiva iremos potencializar esse ambiente, do qual julgamentos, rejeição e desprovimento não fazem parte, para assim alcançarmos um ambiente de trabalho mais saudável e positivo.
O profissional sentirá mais confiança em expressar as suas ideias, pois não terá receio de sofrer violências, tais como humilhação em público. Por consequência, terá uma melhor autoestima, pois nutrirá um sentimento de que suas contribuições são valiosas, respeitadas e importantes para a organização.
A comunicação assertiva vem se consolidando como uma ferramenta efetiva nos relacionamentos porque desenvolve vínculos, promove um ambiente de trabalho mais positivo e estabelece metas claras. Iremos abordar algumas vantagens dessa comunicação para os relacionamentos.
Uma das principais características e função do cargo de liderança é estabelecer e comunicar expectativas claras para seus funcionários. Com a comunicação assertiva podemos para, além disso, fazer um acompanhamento realista sobre o progresso dessas expectativas e expressar de maneira construtiva, quando isso não estiver ocorrendo.
Ademais, os colaboradores não devem se sentir receosos de nos relatarem as suas limitações e impossibilidades diante da delegação de função ou, até mesmo, das suas habilidades não serem suficientes para a função estabelecida.
O feedback é uma parte essencial dentro dos relacionamentos, pois é com ele que iremos sinalizar o que está sendo feito de forma inadequada, bem como o que precisa ainda ser melhorado.
Nesse sentido, a comunicação emerge como uma possibilidade de narrar esses feedbacks de forma mais efetiva, pois permite que o líder expresse o seu ponto de vista, de forma clara e objetiva. E quando necessário, escutar ativamente o que não deu certo para o funcionário e o porquê dele não conseguir atingir as metas.
Os líderes têm como função a tomada de função que, muitas vezes, acabam por afetar toda a equipe. Nesse caso, a comunicação assertiva vai orientá-los a definir melhores decisões e a expressar o porquê de tais decisões.
No primeiro caso, o líder pode escutar os seus funcionários e gerar discussões produtivas para tomar a melhor decisão, e no segundo, expressá-la garantindo que todos os membros da equipe possam entender a sua decisão tomada.
Como vimos, a comunicação assertiva promove um ambiente de trabalho mais produtivo, respeitoso e positivo a partir dos seus pilares. Pois o que está em jogo é uma comunicação que visa valorizar e respeitar todos que estão envolvidos.
Como podemos observar, a comunicação assertiva é uma habilidade necessária dentro de todas as relações interpessoais e intrapessoais, por isso iremos abordar quais são as suas principais características e como desenvolvê-las:
Uma das suas características é a clareza e a simplicidade. Ela consiste em ser capaz de transmitir a mensagem de forma clara e sem ambiguidades. Para fazer isso, precisamos desenvolver a capacidade de saber, com certeza e sem rodeios, o que pretendemos falar e, com isso, buscarmos recursos para trazer clareza.
O respeito pelos outros e por si mesmo. Isso representa que não devemos ofender e nem ser ofendido pela nossa opinião. Para desenvolver esse pilar é essencial treinar a escuta ativa e reconhecer a perspectiva do outro.
Além de ter em mente que o mais importante é a comunicação, e não o sentimento de ser superior ao outro, pois na comunicação assertiva, o diálogo acontece com igualdade.
A comunicação assertiva é caracterizada pela diretividade e assertividade. Isso quer dizer que precisamos ser capazes de afirmar os nossos direitos, limites e necessidades de maneira clara e firme.
No caminho para desenvolver a diretividade é essencial não se desviar da mensagem principal, como por exemplo, a necessidade de ganhar um aumento.
Honestidade e transparência são pilares imprescindíveis da comunicação assertiva. Ou seja, precisamos manter um diálogo que vise pela honestidade, sem mascarar, ou ocultar sentimentos e interesses.
Para desenvolvê-la é essencial que possamos ter autoconhecimento para sermos verdadeiros conosco e, assim, repassá-la na comunicação.
Não há como resolver conflitos, ou não ter uma comunicação não violenta sem um controle emocional. Isso sinaliza que precisamos saber gerenciar as nossas emoções em situações desafiadoras.
Para isso, é necessário saber expressar as emoções, sem culpar o outro, de forma construtiva. No processo de desenvolvimento é essencial o autoconhecimento e a autorregulação das emoções.
A comunicação assertiva é uma habilidade essencial para todas as situações que precisamos manter e estabelecer um diálogo com outra pessoa, independente do local e do contexto.
Por isso é tão importante o seu desenvolvimento e utilização no ambiente de trabalho, visando desenvolver um ambiente mais saudável, positivo e objetivando ter relacionamentos mais felizes e duradouros.