como praticar a lei da atração

Como praticar a lei da atração no seu dia a dia: 5 dicas reais

É importante entender essa ideia com um pouco mais de calma, pois não há como praticar a lei da atração sem conhecer o seu funcionamento!

Todo mundo já ouviu o famoso ditado “você atrai aquilo que pensa”. De acordo com a lei da atração, nossos pensamentos e resultados estão conectados, ou seja, vamos nos aproximar do que pensamos.

É importante entender essa ideia com um pouco mais de calma, pois não há como praticar a lei da atração sem conhecer o seu funcionamento: ela não significa que o pensamento cria o resultado, mas sim que ele é a consequência de um conjunto de ações, que começam ao mentalizar e vão muito além.

Os pensamentos são como o combustível da realidade, mas as ações são o motor. Usando o combustível certo - pensamentos positivos - vamos fazer o motor funcionar com mais qualidade, agindo para criar a realidade desejada.

No Movimento Transformacional, a nossa comunidade com mais de 3 mil terapeutas, observamos como praticar a lei da atração dentro dos estados de hipnose.

Quando nossa mente trabalha positivamente, conseguimos atingir grandes objetivos e permanecemos em um estado de hipnose adequado ao nosso estilo de vida, e quando age de maneira contrária, criando pensamentos negativos, entramos em um estado de hipnose desfavorável.

O pensamento negativo gera crenças limitantes (eu não posso, eu não sei, eu não tenho…), exigindo processos de ressignificação e clareza para ajustar nossa visão de mundo, e, consequentemente, nosso estado de hipnose.

Como praticar a lei da atração de forma inteligente

Antes de tudo, precisamos ter a maturidade de entender que, sim, os pensamentos têm muito poder, mas não funcionam como mágica. Em outras palavras, de nada adianta você repetir para si mesmo todos os dias “quero ser milionário” sem fazer nada para conquistar essa fortuna. A lei da atração é um pouco mais complexa.

Ao invés de:

Pensamentos positivos = Resultados positivos

Sua fórmula é:

Pensamentos positivos + Ações positivas = Resultados positivos

Dessa forma, nossos pensamentos precisam, sem dúvidas, estar de acordo com nossos objetivos. Todavia, precisamos ter em mente que os resultados se tratam de uma combinação entre pensamentos e ações.

Com base nessa “nova fórmula”, separamos 5 dicas para você entender como praticar a lei da atração de forma inteligente, confira:

  1. Olhe as coisas por duas perspectivas

Pessoas em estados de hipnose inadequados possuem uma capacidade quase natural de enxergar as coisas pela pior perspectiva. Comece a programar sua mente para ver as situações de um ponto de vista mais positivo.

Imagine que você sofreu um acidente de carro, e sua primeira reação foi “como eu vou pagar tudo isso?”. Experimente substituir essa ideia por “graças a Deus eu e minha família não nos machucamos”, por exemplo.

Pequenas mudanças na forma de pensar as situações à primeira vista podem parecer simples e de pouco impacto, mas a realidade é que carregam um poder transformador se postas em prática.

  1. Entenda seus sentimentos 

Nossa mente funciona como uma arma que facilmente pode nos ferir. Por isso, entender melhor os pensamentos e sentimentos é uma habilidade poderosa que pode nos proteger das armadilhas criadas pela consciência.

A intensidade na qual sentimos as coisas, no calor do momento pode nos enganar, por isso, equilibrar razão e emoção é tão importante para não ser dominado pelo fluxo de pensamentos negativos.

Procure sempre verificar com calma o tamanho real dos seus problemas - se possível escreva tudo que está sentindo em um papel, respire fundo, e depois leia o que escreveu com calma. Analise se isso realmente é o que você estava sentindo à primeira vista, e reflita se não haviam outras formas de encarar a situação.   

Exercite ouvir a sua mente e entender seus pensamentos, investindo na sua inteligência emocional. Ela é a capacidade para perceber, avaliar e direcionar as "conversas" no interior da mente, criando histórias que nos fortalecem, ao invés de nos limitar.

  1. Priorize-se

A autocomiseração pode acabar com você. Ela é caracterizada por um sentimento que tudo em sua vida simplesmente dá errado, e tudo que lhe resta é ter pena de si mesmo.

Para evitá-la, encare seus problemas com mais autonomia e abandone o medo das mudanças. De nada adiantará tentar atrair boas coisas se você não tem uma boa imagem de si mesmo, ou se sente preso nas suas fraquezas e inseguranças.

Quando esses dois pontos não estão alinhados, a vida pode colocar oportunidades à sua frente, e você vai ignorá-las por estar focando toda a sua visão no que deu errado antes, ou no que pode dar errado agora.

Aprenda a não se colocar em segundo plano, invista no seu bem estar, autoconhecimento e maturidade emocional. Não tenha medo de buscar novos caminhos que te levem para uma nova história. Lembre-se: todo começo é difícil, mas ninguém é capaz de parar aquele que não desiste.

  1. Transforme seus pensamentos 

Volto a evidenciar, a mentalidade positiva é capaz de transformar realidades. Quando temos uma visão positiva do mundo, automaticamente ficamos motivados pela certeza de que as coisas irão funcionar. Suponhamos que você esteja em busca de emprego, e saia de casa com o seguinte pensamento: hoje eu irei conseguir um trabalho.

Falar não é garantia de que você, de fato, irá conseguir, mas pensar dessa forma te fará ir motivado e seus pensamentos irão te aproximar do seu alvo, fazendo você bater em mais portas ou demonstrar mais energia ao falar com as pessoas, por exemplo.

É diferente do que acontece ao sair de casa com um pensamento de: mais um dia entregando currículo. Com ele, você iria realizar essa tarefa pouco motivado, e isso influencia diretamente na quantidade de lugares que você estaria disposto a ir ou na fisionomia que você apresentaria aos seus futuros contratantes.

  1. Visualize seus desejos

Visualizar o que se deseja aumenta suas chances de transformar isso em realidade.

Sabe quando você compra um celular, e de repente percebe todas as pessoas que também usam aquele modelo? A visualização utiliza o mesmo efeito - nesse caso, ela faz você ver todas as chances de conquistar o desejo, capturando cada oportunidade.

Imagine-se em um lugar que você deseja estar, ou a vida que gostaria de ter.  Se você deseja passar as férias em uma praia, por exemplo, visualize você chegando nela, o calor do sol, a sensação dos pés na areia.

Não apenas imagine a situação, mas esteja sempre relembrando para si mesmo que pensar é o início da realização de um desejo: pensamentos positivos + ações positivas = resultados positivos!

Como fazer um mapa dos sonhos

O mapa dos sonhos é uma ferramenta de visualização e energização capaz de transformar objetivos em realidade, facilitando a prática da lei da atração. Ele consiste em colocar num papel todas as coisas que desejamos fazer, funcionando com um lembrete diário dos nossos sonhos. 

Para a criação desse mapa, antes de tudo, tenha clareza de tudo que você deseja alcançar, afinal você irá se alimentar dessa visão todos os dias. Pense em aspectos profissionais, amorosos, familiares e financeiros, por exemplo.

Coloque seu mapa em um lugar estratégico, para que você consiga vê-lo todos os dias nos momentos mais importantes. Se você colocou o carro dos sonhos no seu mapa, visualizá-lo todos os dias antes de começar a trabalhar pode te motivar, logo, um lugar estratégico para deixá-lo seria a mesa do seu escritório, por exemplo.

Na hora de criar o mapa, não existem regras - ele pode ser feito por meio de recortes e colagens, ou até mesmo de forma digital, fica a seu critério, afinal trata-se de uma intervenção artística sua e o importante é você saber quais elementos devem estar ali.

Para isso, deixamos aqui o passo a passo. 

Passo 1:  Liste com clareza todos os sonhos que você tem, sejam eles de curto ou longo prazo.

Passo 2: Seja de forma escrita ou por fotos, cole ou escreva esses sonhos em um papel. Mapas de colagens são bem atrativos e podem se tornar até mesmo um item de decoração para o ambiente, mas tudo bem se você não tiver as habilidades artísticas para isso: mapas simples feitos com papel e caneta também possuem a mesma força.

O que fazer quando não sei o que colocar no mapa?

Não ter clareza de tudo que deseja é mais comum do que se imagina, mas se você identifica essa lacuna, não pode se conformar com ela - afinal, não há como praticar a lei da atração sem saber o que você deseja atrair! Reconhecer o que queremos é um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso, por isso, o primeiro passo é sempre investir em autoconhecimento.

Busque cursos, palestras, terapia e novas possibilidades para mergulhar no seu interior. Separe um tempo diário ou semanal para conversar consigo mesmo, fazendo “reuniões” para entender como a sua mente funciona. Anote as ideias que surgirem daí, e comece a perceber quais delas representam desejos para construir a sua vida dos sonhos.

Por fim, lembre-se: Sonhar é um direito de todos, mas realizar é uma conquista de quem se transforma para isso!

Artigo publicado em:
22/03/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10