"Burnout" a síndrome do momento

Como ela se identifica e como a Hipnose Transformacional pode auxiliar na recuperação de quem sofre Burnout.

Segundo dados obtidos por uma pesquisa da Associação Internacional de Gestão do Estresse (International Stress Management Association - Isma) realizada antes da pandemia no Brasil, a síndrome atinge 32% dos trabalhadores brasileiros.

Isso significa que cerca de 33 milhões da população são afetados. Sabe -se também que cerca de 20 mil profissionais pediram afastamento médico no ano por doenças mentais relacionadas ao trabalho em 2019.

 

Mas o que é a Síndrome de Burnout?

 

É um transtorno psíquico que gera esgotamento, que tem os sintomas parecidos com os do estresse, da ansiedade e da síndrome do pânico, desencadeada por questões relacionadas ao trabalho. Ele acarreta  um esgotamento físico e emocional.

 

O distúrbio foi mencionado na literatura médica pela primeira vez em 1974, pelo psicólogo norte-americano Freudenberger que descreveu os sintomas que ele e seus colegas estavam enfrentando.

Depois dessa menção, várias pesquisas e referências sobre a síndrome já foram publicadas e em 2019 foi incluída na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), em uma lista que entrará em vigor em 2022.

 

O que pode desencadear  a Síndrome?


Ao contrário da insatisfação do trabalho, a patologia vem do vício pelo que se faz.

Ela é uma doença laboral, causada pelos altos níveis de estresse e pelo desequilíbrio emocional desenvolvido a partir de condições de trabalho desgastantes. Simplificando, é a exaustão extrema (física ou mental) do excesso de trabalho.

 

Esse desequilíbrio traz como consequências crises de ansiedade, falta de confiança, excesso de culpa, fobias, inclinação para o vício, além de afetar o físico também. Muitas pessoas perdem o apetite, o sono, ficam com imunidade baixa, desenvolvem doenças gástricas, entre outros.

É preciso estar atento, pois os sintomas do Distúrbio de Burnout também estão presentes em outras patologias mentais. Por isso a importância de um diagnóstico especializado para essa condição.

 

A Hipnose Transformacional como  prevenção ou até mesmo cura

 

A Hipnose Transformacional é um estilo de vida. Ela  utiliza de técnicas capazes de ressignificar a realidade do paciente, trabalhando todo o aspecto emocional e exteriorizando o que há de melhor em cada um.

Isso vai refletir no mundo externo dessa pessoa  trazendo  mudanças para todo o contexto pessoal e profissional.

 

Fortalecer a autoestima, a confiança, quebrar vícios, trabalhar o autoconhecimento são fundamentais para quem está nesse processo de esgotamento emocional.  A Hipnose Transformacional trabalha com o equilíbrio de toda a conjuntura corporal (corpo, mente e emocional). Além de tratar individualmente cada pessoa. 

Saber identificar qual é a raiz do problema faz com que se chegue a cura mais rápido e de forma eficaz. Se o processo da Hipnose Transformacional é individual, a análise de diagnóstico, o aprofundamento da causa real  e a reconfiguração de hábitos, de pensamento e de estilo de vida vão ser totalmente voltadas para aquele indivíduo. Faz sentido para você?

Além da Hipnose Transformacional, exercícios físicos, meditação, usar as folgas para descansar, tirar um tempo para lazer são indicados.

É bom lembrar que o diagnóstico de Síndrome de Burnout pode tornar o trabalhador elegível para o afastamento remunerado pelo INSS.

Nesses casos, o paciente tem direito a uma estabilidade de, pelo menos, 12 meses no trabalho.


O Movimento Transformacional, oferece a você diversos conteúdos e técnicas para te ajudar a enfrenta a síndrome de Burnout, vale a pena conferir!!

Artigo publicado em:
17-12-2021
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10