Auto hipnose: Como praticar a auto hipnose para superar medos e crenças limitantes?

Nossos pensamentos podem aumentar nossas possibilidades ou nos limitar. Saiba como a Hipnose Transformacional pode te ajudar a superar medos e crenças limitantes de forma prática no dia a dia.

Auto hipnose não se limita a utilização de áudios!

Quando nos referimos a auto hipnose no modelo tradicional podemos pensar em ter de ouvir áudios de forma recorrente, mas o modelo de auto Hipnose Transformacional que é a hipnose voltada para a transformação pessoal como estilo de vida, vai muito além dos áudios guiados ou estado de relaxamento.

A auto hipnose no modelo Transformacional está relacionada a forma como reagimos e nos comunicamos com o mundo o tempo todo, como um estilo de vida, assim toda hipnose é sempre uma auto hipnose. Para compreender melhor, entenda a hipnose Transformacional como alterar a própria criação da realidade através da comunicação, seja a comunicação não verbal, verbal, interna ou mesmo externa.

Ou seja, nós vivemos o tempo todo em estado de hipnose, e o trabalho a ser feito com a auto hipnose Transformacional é o de transformar padrões subconscientes que fogem do controle em padrões subconscientes que nós mesmos escolhemos. A auto hipnose Transformacional significa ganhar o controle da própria vida.

A utilização da auto hipnose de forma eficaz tem a ver com a forma como interpretamos nossa própria história e a partir dela criarmos referências para lidar com o mundo e gerar nossos estados emocionais no dia a dia.

Por exemplo, imagine uma pessoa que tem medo de elevador, para criar este medo tal pessoa precisa buscar referências internas e reagir ao mundo de forma a criar sentimentos relacionados ao medo. Ou por exemplo, uma pessoa que se considera tímida e incapaz de se comunicar em público, para ter tal crença é preciso buscar referências internas e transformar suas emoções em sentimentos congruentes a crença de que é incapaz de se comunicar em público.

Ou seja, em ambos os casos a comunicação foi utilizada para criar a própria realidade congruente ao medo de elevador e a incapacidade de falar em público.

E da mesma forma que é possível criar um estado de medo ou limitação através da hipnose, também é possível criar estados de determinação, coragem e capacidade por exemplo.

Então aqui vai uma lista com três estratégias que podem eliminar medos e crenças limitantes de forma prática através da auto hipnose Transformacional:

1.  Perceba sua comunicação e altere-a para uma comunicação congruente ao resultado desejado.

Toda comunicação invariavelmente produz um estado, e vale lembrar que aqui nos referimos a comunicação desde postura e fisiologia corporal, a roupa que estamos vestindo, o tom da voz que utilizamos, o ambiente em que estamos, os pensamentos que vem à cabeça, e claro, também o que verbalizamos através das palavras.

Por exemplo, uma pessoa que tem medo de elevador, ao olhar para um elevador, fisicamente pode começar a mudar a postura para uma postura mais encolhida, criar pensamentos de incapacidade ou desastre, falar com as pessoas em volta de forma a reafirmar e alimentar o seu medo, consequentemente criando um estado congruente a sua comunicação.

Uma simples e poderosa estratégia aqui é alterar a comunicação com base de referência em uma pessoa que se sente bem ao entrar no elevador, como fica a fisiologia desta pessoa? O que ela fala para as pessoas em volta? Qual ideia ela passa a si mesma ao subir no elevador? Qual a comunicação congruente a uma pessoa que se sente bem ao subir em um elevador? Esta estratégia consiste em modelar atitudes mentais e comportamentos de pessoas que alcançam o resultado desejado.

2.  Forma de pensar é contagiosa

Com quem você anda almoçando? Essa parece uma pergunta simples, mas vale lembrar que tudo o que acreditamos, sejam crenças fortalecedoras ou limitantes, sejam pensamentos de superação ou de medo, são criados e reforçados a partir da interação de nossos cinco sentidos com o mundo a nossa volta, o que vemos ouvimos e sentimos criam referências para o que chamamos de realidade.

E sem dúvidas as principais influências para a construção de como vamos nos comunicar para criar nossa própria realidade, são as pessoas as quais convivemos.

Perceba que pessoas solteiras geralmente convivem com pessoas solteiras, pessoas que gostam de atividade física geralmente conhecem pessoas que gostam de atividade física, pessoas que gostam de beber cerveja no bar geralmente andam com quem gosta de beber cervejas e assim por diante, comprovadamente através de pesquisas realizadas pelos pesquisadores Nicholas Christakis e Nicholas Fowler nós somos a média das pessoas as quais mais convivemos.

Ou seja, é importante se conectar com pessoas que estão na direção ou já tem o resultado que você deseja obter. Por exemplo, gostaria de se casar mas acredita que nenhum homem no mundo presta? Que tal começar a conviver mais com pessoas casadas que realmente se amam ao invés de sair com a sua amiga que só quer curtir a vida de solteira.

Quer perder o medo de cachorro? Que tal conviver mais com aquele amigo que adora cachorros? Esta é uma forma de trabalhar a auto hipnose Transformacional de maneira poderosa e natural.

3.  Faz de conta

Essa é uma simples e poderosa estratégia, que consiste simplesmente em visualizar a si mesmo através de um ensaio mental na situação onde pode enfrentar algum tipo de limitação ou medo ou deseja ter uma melhor performance.

E para isso em sua mente você deve visualizar você se comunicando de forma assertiva, imaginando tudo que você vai sentir, o que vai ver, o que vai pensar e ouvir quando estiver na situação real. Por exemplo, fazer um ensaio mental de como será sua apresentação em público de forma assertiva. Em sua mente você pode escolher criar a melhor versão de você se desejar.

Esse é um poderoso exercício porque tudo na vida sempre acontece duas vezes, e a primeira vez sempre é em nossa mente.

Para representar exercícios como este Milton Erickson já dizia, fake it till you make it, o que eu gosto de interpretar de forma adaptada como treine até se tornar. Diversos grandes nomes mundiais como Ayrton Senna, Michael Jordan, Steve Jobs, Pele, e outros utilizavam constantemente dessa estratégia para aumentar seus resultados.

Aqui você pode também ver um vídeo com mais detalhes e estratégias para utilização da auto hipnose:

Gostaria de aprofundar o seu autoconhecimento e transformar vidas?

Conheça o movimento Transformacional clicando no link abaixo:

https://www.romanni.com.br/movimentotransformacional

Romanni Souza

Graduado em Psicologia, Criador da Hipnose Transformacional e fundadordo Instituto Romanni.

Artigo publicado em:
05-03-2020
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10