atendimentos online

Como fazer bons atendimentos online?

Nesse artigo, vamos tirar as suas dúvidas sobre o assunto, mostrando como fazer bons atendimentos online e ajudar pessoas de forma ética usando a tecnologia, quais as diferenças entre esse formato e o presencial, os benefícios de cada um e como fazer a escolha.

Os últimos anos confirmaram uma realidade que já era prevista: nós estamos levando partes cada vez maiores das nossas vidas para o mundo digital. Para quem deseja atuar como terapeuta, é preciso considerar essa realidade e entender melhor a dinâmica dos atendimentos online.

As pessoas estão cada vez mais abertas a receber ajuda nesse formato - já existem até empresas cujo principal serviço é conectar terapeutas e clientes, e o crescimento delas mostra o potencial desse modelo.

Nesse artigo, vamos tirar as suas dúvidas sobre o assunto, mostrando como fazer bons atendimentos online e ajudar pessoas de forma ética usando a tecnologia, quais as diferenças entre esse formato e o presencial, os benefícios de cada um e como fazer a escolha.

Antes de  mais nada, para quem está perguntando se é possível ter bons resultados com a terapia online, a resposta é um absoluto sim. O próprio Instituto Romanni é uma prova disso, com milhares de depoimentos obtidos a partir de processos virtuais.

Isso acontece porque nós trabalhamos com um princípio básico: usar a comunicação para transformar a realidade. Se podemos nos comunicar, então podemos transformar, e não há dúvidas de que podemos nos comunicar de modo online, certo?

Para não restar nenhuma dúvida: Qualquer resultado de transformação obtido numa terapia presencial pode ser alcançado numa terapia virtual!

O que eu preciso para fazer atendimentos online?

Você pode começar o seu atendimento terapêutico online (ou até mesmo presencial) a qualquer momento. Não é preciso ter certificado ou completar uma formação específica, basta ter o desejo de auxiliar as pessoas em seus desafios emocionais e de buscar novos aprendizados constantemente, investindo em sua carreira.

É normal ter medo de realizar os primeiros atendimentos, mas tenha sempre em mente que você não precisa conhecer tudo nem ter um mapa da vida perfeita para ajudar outras pessoas.

Na verdade, cada um de nós está oferecendo terapia o tempo inteiro, mesmo sem perceber. Nós aconselhamos filhos, amigos, colegas de trabalho, membros da igreja, e até pessoas que contam uma história na fila do banco ou no ponto de ônibus.

Em todos esses casos, a outra pessoa vai escolher seguir as informações ou não, e ela é quem será responsável pelos resultados da própria vida. Num processo terapêutico não é diferente - você dará sugestões, mas o cliente continua sendo responsável pelo que fará a seguir.

O conhecimento que você precisa ter é o de como fazê-lo dar alguns passos à frente na própria vida. A ideia não é pegar o cliente pela mão e levá-lo até o mundo perfeito, ou impedir que ele tenha outros desafios mais à frente - é construir maturidade para que ele mesmo siga essa jornada!

Por isso, a resposta é simples: para fazer atendimentos online você só precisa de um aparelho para se conectar à internet e da disposição para ajudar outras pessoas.

Como treinar para os atendimentos online?

Se você ainda está com medo de atender, e precisa construir a sua confiança, deve entender que é preciso começar para ficar bom. Algumas coisas só podem ser aprendidas na prática, e por mais que você estude ainda vai cometer erros nas primeiras tentativas.

É normal, e quanto mais rápido você superar essa barreira, mais rápido vai atingir o nível de excelência que espera oferecer em seus atendimentos online, ou até nos presenciais. A dica é convidar as pessoas ao seu redor para fazer sessões iniciais, e falar de modo sincero com elas.

Diga que está começando, mas vai se dedicar dando o seu melhor para ajudá-la.

Essa abordagem remove completamente o medo de ser “exposto” como iniciante, pois a outra pessoa já vai chegar sabendo disso, e compreenderá melhor as suas dificuldades.

Outra dica é treinar e se aperfeiçoar num pequeno conjunto de técnicas. Não se preocupe em dominar as dezenas de ferramentas terapêuticas que ensinamos no Movimento Transformacional. Ao invés disso, escolha duas ou três para ter como seus coringas, assim você sempre saberá o que oferecer aos novos clientes e terá mais confiança na hora de aplicar essas técnicas.

Benefícios do atendimento online

Muitas pessoas acreditam que fazer os atendimentos online é uma segunda escolha, quando o encontro físico for impossível. Na verdade, o virtual tem as próprias vantagens, e pode ser visto como sua primeira opção.

Clientes de todas as partes: Você pode atender pessoas no mundo inteiro. Isso muda o jogo para quem vive numa cidade pequena e sofre para encontrar clientes, mas também beneficia profissionais de lugares maiores.

Economia de tempo: Muitas vezes o cliente pode gastar duas horas se deslocando para ter uma hora de atendimento. Isso faz algumas pessoas atrasarem ou até desistirem do processo terapêutico! Os atendimentos online cortam esse tempo - basta separar o momento da sessão, e cinco ou dez minutos para se preparar antes dela.

Economia de investimento: Todos os custos que você teria com o próprio transporte, aluguel e outras despesas de um escritório físico são dispensados. Esse valor pode ser investido para atrair mais clientes ou fazer novas formações, por exemplo.

Multiplique o seu tempo: Os processos terapêuticos podem ser reforçados com materiais que você cria e deixa para o cliente ver quando ele puder. Algumas sessões ainda precisam ser ao vivo, mas é possível criar aulas, áudios de autohipnose, exercícios, e outras ferramentas.

Você multiplica seu tempo dessa forma, investindo algumas horas para criar um material e podendo usá-lo com todos os futuros clientes que tenham os mesmos desafios!

Como se apresentar nos atendimentos online?

Procure entregar uma experiência diferenciada para o seu cliente, mostrando que atender online não diminui a sua dedicação a ele. O objetivo é fazer a pessoa do outro lado da tela pensar: Uau!

Isso pode ser conquistado por meio de alguns cuidados simples. Em primeiro lugar, esteja sempre presente no momento do encontro - nada de trocar mensagens no celular ou assistir um vídeo enquanto ele acontece!

Tenha um lugar reservado para os seus atendimentos online. Escolha um ambiente que demonstre profissionalismo, com o fundo da imagem sempre bem organizado e num local iluminado.

Trate esse espaço como seu ambiente de trabalho, e tenha por perto as ferramentas que você for usar. Evite levantar no meio da sessão para pegar papel, caneta ou um livro, por exemplo.

Considere a internet como mais uma ferramenta de trabalho e invista numa boa rede para evitar quedas ou travamentos. Se você está fazendo um atendimento, e precisa repetir as falas porque o sinal cortou, está perdendo a conexão humana gerada com aquele cliente.

Vista-se como se fosse receber a pessoa de modo pessoal; pois a sua imagem é crucial para gerar conexão e confiança na mente do cliente. Não existe uma regra, o importante é ter consciência do que está fazendo e alinhar a imagem com o seu posicionamento.

Um terno para transmitir algo mais formal, uma roupa clara se você tem foco na espiritualidade ou uma camiseta esportiva caso atue com treinamentos físicos, por exemplo, são todos boas opções.

Converse com as pessoas de sua casa e explique a importância do momento. Se mesmo assim alguém aparecer ocasionalmente, haja de modo natural e tranquilo - não precisa expulsar a pessoa, basta lembrar que está no meio de um atendimento e se desculpar com o cliente em seguida.

Por último, informe o que for preciso para o cliente se preparar também. Quando agendar o encontro, você pode enviar um PDF ou uma imagem com o horário e algumas recomendações, como avisar os próprios familiares e evitar outras atividades no momento.

Como ganhar mais pelo trabalho online?

Com o que vimos até aqui, você já pode oferecer uma experiência online tão positiva quanto faria de modo presencial. Agora eu quero compartilhar algumas ideias para você receber um valor justo pelos seus atendimentos online, e poder viver dessa entrega.

A primeira dica talvez pareça óbvia para alguns, mas é incrível o número de pessoas que nunca atingem as próprias metas por conta dessa barreira simples: o medo de cobrar. Não tenha medo, pois você está oferecendo um serviço digno e deve receber por ele.

Entenda a outra pessoa como um ser humano racional e capaz de tomar as próprias decisões - se ela está pagando, é por ver valor no seu trabalho. Para internalizar essa ideia é muito importante passar a se ver como o prêmio, sabendo que os clientes ganham mais com essa troca do que você.

O seu trabalho vai permitir que eles sejam mais produtivos, ter bem-estar, abandonar um comportamento ou relacionamento negativo. Se alguém não aceita pagar por ele, está perdendo a chance de obter uma transformação como essa.

Você também pode desenvolver mais confiança investindo para aprimorar o seu potencial com novos métodos e ferramentas. Quando alguém paga (com dinheiro e tempo) para se tornar melhor, sabe que pode cobrar mais por aquilo e não tem medo de falar o próprio valor.

Aprimorar suas habilidades também fará você resolver mais problemas, com mais velocidade, e isso te permite cobrar um valor maior pelos resultados de alta qualidade!

Gostou desse conteúdo? Ele foi criado com base em uma das lives que fizemos em nosso canal do Youtube. Elas acontecem toda quarta-feira, sempre às 14h! Você pode acessar e se inscrever no canal, lembrando de clicar no sininho para ser avisado sobre as próximas aulas!

Artigo publicado em:
30/04/2022
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

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