foco nos estudos

5 Passos para aumentar o foco nos estudos

Manter o foco nos estudos requer muito treino mental e ao mesmo tempo físico. Não é nada difícil, quando estamos estudando para algo, nos depararmos de repente com o pensamento em qualquer outro lugar, menos onde deveria: nos materiais à nossa frente.

Se você sente isso saiba que não é o único; é normal perder o foco nos estudos - mas existem formas comprovadas de lidar com esse problema.

Vários fatores podem levar a pessoa a perder o foco, sejam eles: cansaço, estresse, cobrança excessiva para obter resultados mais rápidos e problemas pessoais, esses são alguns exemplos de como você pode perder o foco nos estudos rapidamente.

Quer se concentrar, melhorar o seu desempenho nos estudos, passar na prova que tanto deseja e deixar de sofrer com a falta de foco nos estudos? Aqui vão algumas dicas rápidas e práticas para te ajudar!

1 - Organize o que vai estudar 

Você se pega com tanta coisa para estudar, vai estudando uma, depois outra logo em seguida, e assim vai. Com o corre-corre do dia, perde a concentração e acaba sem estudar direito.

Isso vai frustrando, mas pode ser evitado ao organizar claramente o que vai estudar de maneira precisa. Planeje o que vai estudar diariamente, estabelecendo horários para cada assunto ou disciplina.

Separe o material que irá usar, as quantidades de páginas que serão estudadas naquele dia, os exercícios que irá responder e os horários. Essa organização básica já contribui para que você não perca o foco nos estudos e tenha seu desempenho afetado.

Se concentre aí porque temos mais dicas para você manter o seu foco nos estudos!

2 - Fuja das distrações

Pois é, todo mundo sabe que as distrações diárias nos ajudam a perder o foco nos estudos com frequência e com mais facilidade do que podemos imaginar. Você precisa se afastar delas na hora em que estiver estudando para melhorar o seu desempenho.

Primeiro, escolha um lugar tranquilo e sem ruídos para estudar e estabeleça um horário “sagrado” livre de distrações, ajudando a criar sua rotina de estudos.

Guarde o seu celular em um lugar afastado, para evitar que a todo o momento você pare de estudar e vá conferir suas redes sociais. O celular tira muito o foco dos estudos, então na hora em que estiver estudando não o pegue.

Além disso, retire de seu ambiente de estudo qualquer outra coisa que possa te deixar distraído, seja um vídeo game, TV ou até mesmo livros que não tem a ver com o assunto. Seja honesto com você e afaste as distrações!

3 - Escolha de Local de Estudo

Encontrar um local tranquilo para estudar não é fácil. Eu sei que muitas vezes o vizinho faz barulho, dentro de casa alguém chama você para fazer algo, e com isso você logo perde o foco nos estudos. 

Para começar, converse com seus familiares e estabeleça regras para os seus estudos, encarando esse momento como se fosse um trabalho - só que nesse caso você é o seu próprio chefe e não pode se desconcentrar.

Seja o seu quarto, uma sala alugada, uma biblioteca ou ao ar livre, procure saber em que ambiente você consegue se concentrar mais e obter mais rendimento nos estudos.

Vá testando locais e horários: só você saberá a realidade que irá te favorecer, então não tenha receio de mudar de local de estudo ou de horário, desde que você sinta-se confortável.

4 - Faça um Check List

Para não perder o foco nos estudos ou diminuir o seu rendimento, faça um check list. Antes de começar a estudar, crie uma lista de tudo que você precisa fazer e não está relacionado aos seus estudos, ou seja, as tarefas que tem que realizar em outras áreas: cuidados com a casa, pagar contas, ir ao mercado...

Isso facilita manter o foco e não ficar pensando nessas coisas durante o horário de estudo.  Quando você acabar de estudar, pegue a sua lista, realize as suas tarefas e risque cada uma. Assim você consegue realizar o que planejou e estudar com tranquilidade.

5 - Aprenda a dizer não

Estudar requer comprometimento e você muitas vezes ficará tentado em deixar a tarefa de lado, seja por um convite para ir ao cinema, um aniversário de um amigo justamente no horário que você definiu como sendo o seu momento de estudo, ou até mesmo para dormir nesse momento.

Então aprenda a dizer não a qualquer coisa que tire você do foco dos seus estudos. Diga sim a você, aos seus estudos e ao que realmente quer. As pessoas que gostam de você irão compreender e te apoiar nessa direção.

...

Essas são dicas básicas para você não ver o seu foco nos estudos sumir.

Além disso, procure estabelecer intervalos em seus estudos. Intercale entre uma pausa de 10 minutos entre uma hora e outra de estudo.

Se alimente bem, dando preferência às comidas mais leves. Nada de comer um mega hambúrguer antes de estudar - pode ser gostoso, mas não é o mais adequado ao momento que antecede os seus estudos.

Isso porque quando você ingere comidas gordurosas a tendência é ficar com sono facilmente, e consequentemente perder o foco nos estudos. Prefira uma fruta, um suco, ou um chocolate, que ajuda a manter a concentração. Ah, e beba MUITA água, pois ela estimula o cérebro.

Exercite a meditação para ter mais foco, comece a partir de sua respiração, tire 10 minutos e faça um exercício respiratório diariamente antes de começar a estudar. Além de ajudar na sua concentração, ele faz com que você possa ter um controle do seu emocional, evitando problemas como a ansiedade antes da prova.

Estudar deve ser algo prazeroso e não cansativo. Pense no que você quer conseguir a partir dos estudos. Imagine seu momento de estudo organizado e você atravessando todo o seu cronograma com foco e determinação. 

Agora é com você, ajuste as dicas a sua realidade e você terá sucesso em seus estudos!

O Movimento Transformacional, oferece a você diversos conteúdos e técnicas para te ajudar a ter um super foco na hora dos estudos, vale a pena conferir!!

Artigo publicado em:
04-10-2021
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10