Hipnose é Religião?

Desvendando a relação da hipnose com a religião nos dias atuais. Esta é uma pergunta muito comum, inclusive algumas pessoas deixam de procurar ajuda através da hipnoterapia justamente por confundir hipnose com religião.

Muitas histórias, misticismo e mitos são criados há cerca da hipnose, muita gente inclusive acredita que hipnose tenha haver com espiritismo, possessão espiritual e até mesmo esoterismo.

E neste texto vamos tirar todas estas dúvidas de uma vez por todas, sobre o que é hipnose e se ela realmente ela tem a ver ou não com a religião.

Primeiro vamos definir o que é religião e o que é hipnose:


◉ Religião:
Estabelecimento de uma relação entre a humanidade e a espiritualidade. Estabelecendo a crença na existência de um poder ou princípio superior e ou sobrenatural, do qual  se guia a existência do ser humano e ao qual se deve respeito.
◉ Hipnose:
É a utilização da comunicação verbal, não verbal, interna e externa para criar a realidade subjetivas dos fatos.

Apesar de muitos mitos serem criados, hipnose não se trata de algo mistico nem de religião. Mas pode ser usada como técnica de comunicação efetiva para potencializar resultados, tanto dentro, quanto fora do contexto religioso. Hipnose nada mais é do que uma técnica de comunicação, que inclusive é utilizada de forma natural todos os dias por todas as pessoas.

Nós vivemos a maior parte do tempo em estado de hipnose, e muitas vezes o trabalho de um hipnoterapeuta ou de quem trabalha com a Hipnose Transformacional, é tirar a pessoa do estado de hipnose o qual ela se encontra para ajudá-la a entrar em um estado mais adequado de hipnose.

Imagine, por exemplo, ao assistir a um filme na TV. A medida que você começa a colocar o seu foco e concentração no filme, é como se a realidade e a sua imaginação se confundissem, ao ponto em que você pode começar a chorar ou a sorrir reagindo a sua própria percepção subjetiva dos fatos. E a hipnose é exatamente isso, a comunicação criando sua realidade subjetiva.

Não é preciso fechar os olhos para que isso aconteça, não é preciso dormir, e quando a hipnose acontece você continua escutando e sabendo tudo que está acontecendo, o sujeito simplesmente vai estar mais focado e concentrado para que a comunicação aconteça de maneira mais efetiva, a utilização da palavra “durma” utilizada por alguns hipnotistas pode ser substituída pela palavra “relaxe” e a própria pessoa que esta passando por hipnose é quem esta no controle, e continua ouvindo tudo e sabe tudo o que esta acontecendo.

Na prática a hipnose tem muito mais a ver com ganhar o controle sobre os seus pensamentos e sentimentos do que qualquer ideia relacionada a perder o controle.

O que acontece é que em qualquer lugar onde a comunicação seja efetiva, vai existir hipnose, e isso pode acontecer, por exemplo, não só durante uma cerimônia religiosa de qualquer religião, mas também quando uma mãe conversa com seu filho, em uma palestra ou mesmo quando você conversa com um de seus amigos ou lê um livro.

Inclusive a prática da hipnose como estilo de vida, a Hipnose Transformacional, que é a utilização da hipnose para gerar transformações positivas, pode trazer vários benefícios para o aumento de performance, ressignificação de pensamentos sabotadores, aumento de estima, confiança, entre outros benefícios.

A hipnose se assemelha mais ao que seria chamado de fé do que a religião, já que para que a comunicação construa a realidade subjetiva de uma pessoa é preciso construir um forte senso de certeza e o envolvimento emocional é um forte aliado para criação da realidade percebida, assim como fazemos ao reagirmos emocionalmente ao assistirmos a um filme, ou mesmo quando uma mãe diz para o seu filho que ele é tímido ou que ele se comunica bem, e o filho começa a tratar tal afirmação como sendo a verdade absoluta por acreditar no que a sua mãe diz.

Onde existe comunicação, existe hipnose transformacional. E através da comunicação eficaz é possível desenvolver autoconhecimento e desenvolver melhores habilidades para lidar com outras pessoas junto a capacidade de também poder ajudar outras pessoas através das técnicas e ferramentas adequadas de comunicação, e a definição da hipnose transformacional é essa, usar a comunicação para criar a realidade.

E da mesma forma pode acontecer nas religiões, quando um padre, um pastor ou uma figura de autoridade afirma algo. Ou em uma palestra, ou quando um pai fala algo de forma assertiva a seu filho e etc. As pessoas que têm fé nas palavras de uma figura que represente autoridade ou credibilidade, passam a tratar tal afirmação como verdade, sem muito questionar. Criando assim uma nova realidade percebida através da comunicação.

E isso pode acontecer tanto para afirmações positivas, quanto para afirmações negativas, por exemplo, se uma figura de autoridade disser para alguém que a vida dela está repleta de dificuldades e problemas, a pessoa que foi sugestionada pode reagir psicológica e fisiologicamente de forma a acreditar nesta afirmação, da mesma forma que se uma figura de autoridade disser a uma pessoa que ela irá se curar de uma doença, tal pessoa pode começar a se comportar fisiologicamente e psicologicamente para que a cura aconteça, independentemente de qualquer tipo de religião.

Hipnose Transformacional é usar a comunicação de forma efetiva para criar uma realidade melhor para si e para os outros a sua volta, para se desenvolver pessoal e emocionalmente, desenvolver autoconhecimento, e através de uma comunicação com mais amor, construir um mundo melhor através das pessoas.

Independente de qualquer tipo de religião, estudar hipnose transformacional, é investir em seu próprio desenvolvimento, assim como ler um livro, buscar autoconhecimento, melhorar sua comunicação ou estudar psicologia.

Da mesma forma que alguém pode procurar um médico quando quebra uma perna e precisa de ajuda, uma pessoa pode também procurar um hipnoterapeuta ou psicologo para melhorar sua performance, desenvolver suas potencialidades ou lidar com desafios emocionais.

A hipnose hoje já é reconhecida pelo conselho federal de medicina, conselho federal de psicologia, conselho federal de fisioterapia, conselho federal de odontologia e também pela organização mundial da saúde, além de ter sido reconhecida como ferramenta terapêutica pelo próprio papa Pio XII.

Gostaria de aprofundar o seu autoconhecimento e transformar vidas?

Conheça o movimento Transformacional clicando no link abaixo:

https://www.romanni.com.br/movimentotransformacional

Artigo publicado em:
04-03-2020
foto romanni

Romanni Souza

Criador da Hipnose Transformacional, graduado em psicologia pelo Unipam, e pós graduado em neurociências pela PUCRS. Fundador do Instituto Romanni, com mais de 20 mil pessoas transformadas.

Siga-nos nas redes sociais

icone atendente
Fale conosco
(34) 9639-2180
Siga o Instituto Romanni
SABER MAIS
Romanni SouzaTermos de UsoPolitica de Privacidade
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. | Instituto Romanni. CNPJ: 23.476.391/0001-10